Saiba tudo sobre o curso de Fisioterapia

Se até algumas décadas atrás o ofício do fisioterapeuta era visto apenas como uma forma de massagem, hoje essa profissão é tida como a principal aliada para tratar e prevenir doenças e lesões. Ao se formar no curso de Fisioterapia, o profissional pode seguir carreira em campos distintos, como esportivo, hospitalar e estético.

A Fisioterapia é definida como a ciência responsável por estudar e promover o restabelecimento, manutenção e promoção da saúde humana, o que é feito a partir da compreensão dos nossos movimentos. Por isso, para ingressar nesse ramo é fundamental gostar do contato com as pessoas, de cuidar e zelar pelo bem-estar do próximo.

Você tem interesse em ser um fisioterapeuta? Confira, abaixo, como é essa graduação e quais são as principais áreas de atuação!

Como funciona o curso de Fisioterapia?

As Ciências da Saúde e Biológicas compõem a base curricular da formação em Fisioterapia, com aulas de anatomia, biologia, patologia, fisiologia, saúde pública, neurologia, recursos terapêuticos manuais, ortopedia, traumatologia, entre outras.

O curso tem duração de quatro anos, sendo que, nos dois primeiros períodos, o foco é mais teórico. A partir do segundo ano de estudo, há um aumento na carga horária das aulas práticas, nas quais se aprende técnicas de tratamento, como por exemplo, termoterapia e massoterapia.

O estágio deve ser cumprido obrigatoriamente no último ano de graduação e, geralmente, é realizado em clínicas das próprias faculdades. Por fim, o aluno também deve elaborar um trabalho de conclusão de curso.

Curso de Fisioterapia

Quais são as áreas de atuação?

mercado de trabalho para o fisioterapeuta é bastante amplo. Algumas das principais áreas em que esse profissional é requisitado são:

Esportiva

Entre os diversos métodos de fisioterapia, o setor desportivo é conhecido por ter um programa dinâmico de exercícios voltados para atletas de forma individual. Nesse campo, o fisioterapeuta trabalha em instituições esportivas, acompanha as equipes durante as competições, faz avaliações funcionais periódicas e aplica tratamentos para prevenir e recuperar lesões musculares.

A prática combina atividades e modalidades terapêuticas que visam restaurar atletas ao seu nível normal de rendimento. Conforme o desempenho do aluno, o programa também pode ajudar no condicionamento físico dos competidores, garantindo maior desempenho depois de eventuais lesões.

A técnica fisioterapêutica reabilita atletas em aspectos como força muscular, flexibilidade, potência, equilíbrio, resistência, desempenho cardiovascular e propriocepção.

Hospitalar

Também chamada de ambulatorial, a Fisioterapia Hospitalar consiste no atendimento de pacientes internados na enfermaria, unidade de terapia semi-intensiva ou unidade de terapia intensiva. As atividades são desenvolvidas com o objetivo de prevenir complicações motoras, respiratórias ou neurológicas.

O fisioterapeuta avalia minuciosamente cada paciente para criar um programa de exercícios de acordo com as suas respectivas necessidades. Em uma pessoa com movimentos limitados, é preciso aplicar atividades que evitem a atrofia muscular, por exemplo.

Estética

Essa é uma das áreas mais recentes do mercado, que se caracteriza por estudar as alterações estéticas no corpo e dá suporte para as boas práticas de exercícios. Aqui, o profissional atua no pré e pós-operatórios de pacientes que passaram por cirurgias plásticas.

Além das atividades físicas, também são feitas massagens, drenagem linfática, redução e medidas, e bambuterapia.

Ortopédica e traumatológica

No segmento mais tradicional da fisioterapia, auxilia-se na recuperação dos movimentos, no controle e redução das dores de pacientes com traumas, luxações ou fraturas. Ele também contribui para prevenir e reabilitar lesões das articulações provocadas por esforços repetitivos ou posturas incorretas.

Para aumentar as suas chances de ser um fisioterapeuta bem-sucedido, na hora de escolher o curso de Fisioterapia, é essencial buscar uma faculdade que ofereça uma boa preparação. Nesse contexto, a Barão de Mauá tem excelência no assunto, contando com uma graduação que se destaca tanto pela qualidade de ensino quanto pela estrutura física.

Está pensando em prestar vestibular para o ramo de Ciências Biológicas? Conheça 6 cursos da área da saúde que podem ser para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *