Quer saber mais sobre o curso de farmácia e seu mercado? Confira!

O curso de farmácia está entre as suas escolhas para prestar vestibular? Munir-se de informações sobre o que se estuda nessa graduação e como é o mercado de trabalho para a área é essencial para fazer a escolha mais adequada ao seu perfil e evitar o arrependimento e, consequentemente, a falta de estímulo para estudar durante o seu processo de formação.

O farmacêutico estuda os mais diversos tipos de medicamentos, as suas fórmulas, como são vendidos e usados, os feitos que causam no organismo humano, bem como a dosagem permitida de consumo para que não se tornem tóxicos. Por isso, as disciplinas estudadas nesse curso são densas, envolvem química e cálculos, logo é preciso ter afinidade com essas áreas para encarar os estudos.

Confira abaixo tudo que você precisa saber o curso de farmácia e o seu mercado!

Como é o curso de farmácia

Também chamado de Ciências Farmacêuticas, a graduação em Farmácia tem uma duração média de cinco anos e se enquadra na área da Saúde. A formação é disponibilizada principalmente na modalidade presencial, mas também é possível encontrar instituições de ensino que são credenciadas pelo MEC e que a oferecem no formato de educação à distância.

O curso pode ser feito em período integral ou noturno. Ao iniciar a graduação, o estudante terá na sua grade curricular as disciplinas básicas e essenciais na área da Saúde, como Biologia, Anatomia e Fisiologia.

Nos primeiros anos de estudo, o aluno estuda as matérias classificadas como base para Farmácia, como Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Física, além de realizar atividades práticas em laboratórios.

O processo de aprendizagem do curso inclui:

  • examinar e fazer o teste de substâncias e os seus respectivos princípios ativos;
  • identificar as reações causadas no organismo;
  • executar análises clínicas e toxicológicas de amostras de sangue, fezes e urina;
  • estudar a composição dos alimentos industrializados;
  • fornecer orientação farmacológica e atuar no combate a infecções hospitalares.

Para concluir a sua formação, o estudante precisa realizar estágios, além de elaborar e defender o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Curso de Farmácia

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para essa atividade profissional é muito próspero, uma vez que o setor farmacêutico do Brasil é classificado como o oitavo maior do mundo, podendo ocupar a quinta posição até 2021. Conforme dito pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), esse crescimento se deve ao tamanho da população e o aumento da sua renda, mais o desenvolvimento e ampliação de programas governamentais que oferecem assistência farmacêutica.

As áreas que mais empregam são as de fabricação de medicamentos e cosméticos e laboratórios de análises clínicas. O setor público também é promissor, oferecendo muitas oportunidades em farmácias populares e em serviços de vigilância sanitária.

As regiões do país que mais empregam são Sul e Sudeste, tendo 28% e 38% dos farmacêuticos brasileiros empregados respectivamente. No entanto, também há boas perspectivas para o Norte e Nordeste, onde esses profissionais são escassos e tendem a ser mais bem valorizados. A média salarial para esse profissional é de R$ 2.700,00.

Áreas de atuação

Como é um bacharelado, ao fazer Farmácia, você adquire uma formação generalista e que lhe permite trabalhar em diversas áreas do setor. Os principais campos de atuação são:

  • atendimento em drogarias;
  • fabricação de medicamentos em indústrias;
  • cosmetologia;
  • farmácia clínica e toxicológica;
  • vigilância sanitária;
  • análise de amostras.

Perfil do profissional

Para ser um bom farmacêutico é necessário ser humanista. Afinal, esse profissional realiza atividades que impactam diretamente na saúde das pessoas. Portanto, é indispensável ter senso de responsabilidade e ética.

Além disso, o perfil do profissional também exige que o farmacêutico atualize os seus conhecimentos continuamente sobre as tecnologias e novos produtos do seu segmento.

O curso de farmácia mostra-se como uma boa opção para os jovens estudantes que estão em busca de uma área profissional que esteja em expansão, que proporcione estabilidade, segurança e bons rendimentos. Para aumentar as suas chances de conquistar uma melhor posição no mercado de trabalho, é aconselhável cursar a graduação em uma boa instituição de ensino.

Gostou deste artigo? Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do curso de farmácia, não deixe de seguir as nossas redes sociais para continuar por dentro de muitos outros conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *