O que faz um biomédico? Confira 7 áreas de atuação!

Você se interessa pela área da saúde, está cogitando estudar Biomedicina e já se imagina dentro de um laboratório descobrindo a cura para diversas doenças? Entender o que faz um biomédico é o primeiro passo para tomar uma decisão acertada na hora de prestar vestibular. Afinal, estamos falando de um mercado de trabalho bem amplo, visto que o profissional pode trabalhar em 33 áreas autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

O curso de Biomedicina é intenso, tendo uma duração de 4 anos. No início da faculdade, os estudantes participam de aulas teóricas de fisiologia e bioquímica. Mais adiante, é hora de realizar as aulas práticas nos laboratórios.

O biomédico é responsável por estudar doenças por meio da identificação e análise dos microrganismos. É esse profissional que abastece os médicos com dados e informações sobre fungos e bactérias que causam as enfermidades, preparando o terreno para o tratamento das doenças.

Ao se formar nessa profissão, você poderá trabalhar em hospitais, clínicas ou laboratórios, fazendo desde análises clínicas até diagnósticos por imagem. Confira abaixo algumas das principais áreas de atuação para o biomédico!

1. Análise laboratorial

A análise laboratorial é o campo mais conhecido da Biomedicina. Nesse setor, o biomédico faz o processamento de sangue, a análise de fluidos corporais para descobrir os agentes causadores de doenças e apresenta os resultados obtidos nos exames.

É função do profissional assegurar que cada laudo seja direcionado para o seu devido dono, sem nenhum tipo de erro.

2. Análise ambiental

Nesse ramo do mercado de trabalho são feitas análises físico-químicas e microbiológicas para a implantação e cuidados com o saneamento do meio ambiente, incluindo as redes de água e esgoto. É possível trabalhar em empresas públicas e privadas, como companhias de saneamento estaduais.

3. Análise bromatológica

Esse segmento prevê o estudo das propriedades dos alimentos, considerando a sua composição química e calórica desde o momento da produção — a coleta até o transporte —, visando garantir que os produtos cheguem ao seu destino em bom estado de conservação e apropriados para consumo.

Curso de Biomedicina

4. Biologia molecular

Na biologia molecular executa-se a pesquisa da estrutura e estuda-se como funcionam as moléculas de RNA e DNA das proteínas e dos genes que transmitem os caracteres hereditários. Também é possível trabalhar com os processos de fertilização para promover a reprodução humana e animal.

5. Imunologia

Dentro da imunologia, o biomédico cumpre o papel de investigar o mecanismo de defesa do organismo humano, tendo como finalidade obter as informações necessárias para produzir vacinas e medicamentos.

6. Diagnóstico por imagem

Em hospitais e clínicas, o profissional da Biomedicina faz exames que viabilizam o diagnóstico por imagem como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

7. Biotecnologia

Uma das áreas mais promissoras hoje em dia é a biotecnologia, pois tem os profissionais mais requisitados na indústria. Nela, ocorre a manipulação de substâncias e microrganismos para a fabricação de medicamentos e cosméticos, e para a industrialização de alimentos.

Agora que você sabe o que faz um biomédico, já pode decidir se a Biomedicina é realmente a profissão certa para você. Além disso, para ser bem-sucedido nessa área é importante fazer especializações para se manter sempre atualizado e competitivo no mercado.

Gostou de saber o que faz um biomédico? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *