Conheça 6 cursos da área da saúde que podem ser para você

A área da saúde é bastante ampla e demanda, constantemente, profissionais para assumirem cargos operacionais e de gestão, tanto no setor público quanto no privado. Quem escolhe atuar no segmento sabe que precisará lidar com pessoas e se preparar para enfrentar os desafios da profissão.

Veja que interessante: a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou uma pesquisa recente mostrando que faltam de cerca de 800 mil profissionais de enfermagem nas Américas. Isso acontece principalmente em zonas rurais e países em desenvolvimento, como o Haiti, e tem como uma de suas principais causas o envelhecimento da população, processo comum em muitos países.

É ou não uma boa opção de carreira?

Mas, você que está de olho na área sabe que existem diversas carreiras ligadas ao setor? Para saber quais são elas, basta continuar a leitura!

Carreiras em alta na área da saúde

Profissionais de farmácia, fisioterapia, biomedicina, nutrição e até estética e cosmetologia compõem a área da saúde e estão em alta. Juntos, formam as chamadas equipes multidisciplinares nos hospitais, nas clínicas e nos consultórios.

O objetivo desses grupos é prestar um atendimento mais direcionado ao paciente, que atenda às necessidades dele e garanta o seu bem-estar.

Veja abaixo cinco profissões que estão em alta. Com qual delas você mais se identifica?

1. Biomedicina

biomedicina forma biomédicos, profissionais capazes de descobrir as causas de uma doença e saber como curá-la. É possível atuar em clinicas, hospitais e laboratórios em grupos de pesquisas científicas, análises clínicas, reprodução humana, entre outras funções. Na Barão de Mauá, por exemplo, o estágio supervisionado obrigatório pode ser realizado no próprio laboratório da instituição, que é atestado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

2. Enfermagem

profissional de enfermagem cuida de pessoas e presta assistência a pacientes na prevenção ou no tratamento de doenças. Depois de quatro anos de estudos, é possível trabalhar em hospitais, empresas de emergência, clínicas especializadas, consultórios ou ainda especializar-se em enfermagem do trabalho ou dedicar-se à pesquisas.

3. Estética e cosmética

Nessas profissões, regulamentadas pela Lei 2332/15, o foco é a saúde e o bem-estar das pessoas. Na graduação, o aluno aprende técnicas de visagismo, terapia capilar, de spas, gestão de marketing e até tecnologia da informação.

Um dos diferenciais da Barão de Mauá é a entrega de um kit especial para cada aluno usar no curso. Depois de formado, o profissional pode trabalhar em clínicas de estética, médicas e spas, estâncias termais ou até construir o próprio negócio.

4. Farmácia

O profissional da área manipula substâncias químicas (fármacos) adequadas para a preparação de medicamentos e cosméticos. É responsável por pesquisar, analisar e observar os benefícios e os malefícios das substâncias no organismo humano.

Entre tantos setores, o profissional da farmácia pode trabalhar em indústrias e laboratórios de diferentes segmentos, além de atividades de logística relacionadas à comercialização ou distribuição de produtos que exijam a presença de farmacêuticos.

5. Fisioterapia

O profissional dessa área avalia, trata e previne disfunções do nosso organismo e nos sistemas locomotores. Pode atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, projetos empresariais ou abrir o próprio negócio. Na Barão de Mauá, uma piscina terapêutica fica disponível para aulas práticas e a instituição ainda mantém diversos convênios.

6. Medicina

O médico é o responsável por investigar e prevenir doenças, além de buscar a cura. Existem inúmeras especializações, como cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia e ortopedia.

Trata-se de um curso longo, em período integral, com seis anos de estudos e dois anos de residência médica. As aulas teóricas são combinadas com disciplinas práticas.

Viu só quantas possibilidades você tem? Na hora de escolher a faculdade, vale considerar cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e instituições que priorizem uma formação humanizada, estimulem o empreendedorismo e ofereçam disciplinas que aliam a teoria à prática.

Lembre-se também que os profissionais da área da saúde precisam acompanhar as tendências do ramo e, sempre que possível, participar de seminários, feiras e congressos. Para quem pretende investir na carreira, estudar é palavra de ordem!

Aproveite e conheça os cursos oferecidos pela faculdade Barão de Mauá. Até a próxima!

Se inscreva no processo seletivo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *