Vale mesmo a pena fazer faculdade em outra cidade?

Você passou no vestibular e agora enfrenta outro dilema igualmente duro: vale a pena fazer faculdade em outra cidade? Pode parecer fácil, mas arrumar as malas e despedir-se da família, dos amigos, do parceiro e do cachorro é uma tarefa bem complicada — especialmente para quem nunca passou por essa experiência.

Mas também existem os benefícios! Morar longe de casa traz maturidade, uma vez que você vai ser obrigado a colocar em prática os valores e os ensinamentos que aprendeu desde a infância. Você também vai fazer novos amigos e conhecer outras culturas ao conviver com pessoas de diferentes regiões, além, claro, da oportunidade de estudar e ter a chance de ingressar na carreira com mais facilidade.

Para você que ainda está na dúvida, confira, neste post, algumas vantagens de fazer faculdade em outra cidade que farão você apressar a sua decisão. Vamos lá!

Conquiste sua independência

Um dos primeiros benefícios é tornar-se independente e amadurecer. Estudando longe da cidade natal e da família, é você quem deverá tomar todas suas decisões, as quais incluem a ida ao supermercado, a lavagem da roupa, a limpeza da casa, a hora de encarar os livros e a saída com os amigos, claro.

Aprenda a lidar com o dinheiro

Outra vantagem é a chance de aprender sobre economia doméstica. No coletivo, é a hora de saber dividir as despesas do aluguel e da conta de luz, por exemplo. Já no individual, é o momento de equilibrar as despesas de casa com os gastos pessoais, como a compra de livros, contas de Internet e celular e lazer.

Conheça outras culturas

A convivência com pessoas de diferentes regiões do Brasil será enriquecedora. Como você, há inúmeros estudantes de outras cidades e estados matriculados na sua classe e em outros cursos, com sotaques e origens bastante peculiares. Sem contar que é a oportunidade de descobrir lugares incríveis na cidade nova, que podem até ajudar durante os estudos.

Aproveite novas opções no mercado de trabalho

Entre as justificativas de quem opta por estudar fora estão a busca por faculdades mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), além de cursos diferentes, que podem garantir o emprego dos sonhos.

O raciocínio tem lógica, mas é importante considerar o mercado da área naquela região ou a possibilidade de conciliar estudo e trabalho, caso você, por exemplo, tenha que arranjar um emprego para se custear durante sua estadia.

Aprenda a ter empatia e a respeitar o próximo

Pode parecer bobo, mas estudar longe de casa ensina a colocar-se no lugar do outro. Isso porque, para uma convivência saudável com os colegas de quarto — em repúblicas ou apartamentos — é fundamental respeitar diferentes vivências e estilos de criação.

Ainda que, em um primeiro momento, seja assustador sair de casa para estudar e bata aquele desesperado do tipo “o que estou fazendo aqui”, calma! A dica é respirar e considerar os motivos que lhe direcionaram até ali: o início da jornada de sua carreira.

Fazer faculdade em outra cidade é uma escolha que deve ser feita de maneira racional, considerando todos os pontos positivos e negativos. Reflita sobre o seu momento de vida pessoal e se está preparado para assumir tais responsabilidades. Se precisar de ajuda, converse com seus pais e professores. Ainda que a decisão seja sua, de um modo geral podemos afirmar que vale a pena assumir esse compromisso!

Para continuar recebendo dicas e informações sobre cursos e mercado de trabalho em primeira mão, assine nossa newsletter. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *