3 fatos essenciais sobre o curso de gastronomia

A expansão do setor de alimentação e a notoriedade que os profissionais da cozinha ganharam nos últimos anos são inquestionáveis — impulsionadas, principalmente, pelos reality shows de culinária que conquistaram o público brasileiro.

Porém, o curso de gastronomia ainda é um mistério para quem não entende a importância e as responsabilidades desse campo de atuação. Há dois tipos de formação em gastronomia: a de bacharel (com quatro anos de duração) e a técnica, que se estende por dois anos.

No primeiro caso, o aluno tem contato com disciplinas teóricas e práticas, como história da gastronomia, microbiologia, bioquímica, segurança alimentar, cozinhas brasileira e internacional, além de sociologia, estatística, e gestões de pessoas, de restaurante e financeira.

Já os estudantes da formação técnica passam a maior parte do tempo na cozinha para aprimorar suas competências, como o manuseio de instrumentos e as técnicas de preparo. Os estudantes recebem noções de higiene, organização de eventos, cuidados com os alimentos, bem como conteúdos relacionados a administração, custos e gestão empresarial.

Se você se imagina como um chef de cozinha, confira, a seguir, alguns dos principais fatos sobre o curso de gastronomia. Boa leitura!

1. O curso de gastronomia não se resume a montar pratos

Nem todas as disciplinas da grade curricular de gastronomia têm o glamour e o status que a profissão de chef parece carregar. Ou seja, durante o curso, os estudantes não se dedicam apenas a montar pratos exóticos e caros.

A estrutura do aprendizado inclui aulas teóricas que envolvem de bioquímica a nutrição e higiene. Sem falar que o aluno faz muitas atividades práticas referentes à organização do ambiente de trabalho, estratégias de negócios, administração, planejamento de restaurantes e cardápios, gestão financeira e outras.

2. Responsabilidade é fundamental

A cozinha de um restaurante é um ambiente com muitos riscos. Por isso, é imprescindível que o profissional seja responsável e mantenha-se sempre atento aos detalhes ao seu redor.

Diariamente, o chef tem de respeitar regras e incentivar os colaboradores a terem disciplina e organização. De acordo com o caminho que se pretende seguir — como comandar um grande restaurante, por exemplo —, saber liderar e ter boa comunicação são diferenciais de grande importância.

3. A formação prepara para diversas áreas de atuação

Quem se forma em gastronomia pode seguir diferentes caminhos, já que esse mercado de trabalho tem muitas possibilidades. O curso prepara os estudantes para as seguintes áreas de atuação:

  • empreender em restaurante próprio;
  • atuar como consultor em estabelecimentos já abertos;
  • trabalhar em cozinhas de restaurantes, bares, hospitais, hotéis e cruzeiros marítimos;
  • especializar-se em segmentos específicos, como cozinha internacional, pratos nacionais ou comida saudável;
  • criar receitas e novos produtos para a indústria alimentícia;
  • prestar serviços relacionados a vigilância sanitária e segurança alimentar.

4. A prática em laboratório é intensa

A parte mais intensa do curso acontece na cozinha. Ela é o grande laboratório dos gastrônomos: é lá que os estudantes aprendem os processos da atividade culinária, como a seleção de ingredientes, a preparação e a apresentação dos pratos, bem como conceitos básicos e elaboração completa de cardápios.

Durante a formação, as tarefas incluem replicar pratos tradicionais de diferentes tipos de gastronomia, bem como ser estimulado a usar a criatividade para criar receitas. Em resumo, o curso de gastronomia oferece diversas oportunidades.

Para aumentar as chances de construir uma carreira de sucesso, é importante escolher uma instituição de ensino de qualidade. Na Barão de Mauá, a formação se destaca por apresentar a culinária de diversos cantos do mundo, ter laboratórios de ponta e um corpo docente reconhecido no mercado.

Está decidido a ingressar nesse ramo? Conheça os detalhes do nosso curso de gastronomia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *