Conheça o perfil do profissional de enfermagem

Você está com dúvida sobre qual área profissional deve escolher para estudar, acredita que teria facilidade para cuidar de pessoas e que se daria bem trabalhando como enfermeiro? Para ser um profissional de enfermagem não basta apenas se interessar pelos cuidados com o próximo, é necessário ter uma série de características exigidas para tratar os pacientes adequadamente.

Você quer descobrir se está pronto para estudar e ser um ótimo profissional de enfermagem? Confira abaixo se você tem as qualidades essenciais para trabalhar com enfermagem!

Ter paciência

Ao atuar como enfermeiro, você entrará em contato com pessoas que estão passando por diferentes situações e que emitem variadas reações.

Por isso, é muito importante que o profissional tenha paciência para lidar com os pacientes e apresente bom relacionamento com o público, sabendo se comunicar com todos. Afinal, ele cuidará de seres humanos que estão em momentos de fragilidade, sentem dores, que recusam tomar remédio, ficam nervosos, entre outros.

Para trabalhar com todas essas adversidades, é preciso ter calma e empatia, colocando-se no lugar do outro, somente assim é possível prestar um atendimento de boa qualidade. Ainda que enfrente a correria do dia a dia, é importante conseguir manter-se equilibrado para atender ao paciente de forma humanizada, evitando se irritar ou perder o controle com facilidade.

Manter o foco e atenção ao paciente

Estar atendo ao quadro clínico do paciente é essencial, pois qualquer mudança pode alterar a saúde dele, positivamente ou negativamente. Ao trabalhar com enfermagem, você deve ter condições de manter-se focado e prestar muita atenção nas reações das pessoas que atende.

Além disso, ser atencioso também é importante porque o enfermeiro é incumbido de administrar remédios, prestar muitas horas de atendimento e zelar pelo bem-estar do paciente, e qualquer erro cometido pode agravar a situação do paciente ou até mesmo ser fatal. Nessa profissão é necessário manter o foco e a atenção completa na atividade que está sendo desempenhada.

Apresentar senso de liderança e proatividade

O cotidiano de um enfermeiro exige que ele tome decisões rápidas e tenha a capacidade de assumir responsabilidades, tendo que transmitir segurança para o paciente e seus familiares e aos demais integrantes da sua equipe. Sendo assim, é imprescindível ter senso de liderança e proatividade.

Ao tomar a frente e decidir por um procedimento rápido, o enfermeiro pode salvar a vida de um paciente durante um caso de urgência. O profissional da saúde deve estar ciente das suas funções e também conseguir tomar iniciativas próprias.

Mostrar controle emocional para lidar com todos os tipos de situações

A rotina na área de enfermagem requer que o profissional se depare com situações difíceis e delicadas, como fortes dores, pacientes em estado grave, com problemas mentais ou até falecimentos. Sem falar que o enfermeiro terá que se comunicar com os familiares nervosos e inquietos por informações e se ater a grande demanda de trabalho por longas horas de plantão.

Esse trabalho exige muito controle emocional para não se abater diante dos casos graves e nem levá-los para a vida pessoal. Também é crucial ter uma conduta otimista, mas ao mesmo tempo realista, visto que é preciso atender de forma respeitosa e humanizada.

Ser um profissional de enfermagem vai muito além de aferir a pressão arterial ou coletar sangue do paciente. Essa profissão exige muito contato humano e predisposição para a empatia.

Gostou deste post? Siga-nos no Facebook e acompanhe outros posts como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *