Escolha profissional: 5 dúvidas mais comuns entre os vestibulandos

A vida de vestibulando não é fácil, especialmente com tantas dúvidas que insistem em perturbar as mentes que já estão bastante ocupadas em aprender esse ou aquele conteúdo que cairá na prova.

Essas dúvidas podem complicar seu desempenho e se não forem sanadas podem levar o indivíduo a se equivocar na escolha do curso.

Dentre as mais comuns, vamos responder cinco desses questionamentos:

1. Que curso escolher?

Sem dúvida, essa é a primeira pergunta que ronda a mente de quem vai prestar um vestibular. Afinal, como fazer o exame sem ao menos saber qual área deseja como profissão?

É um desafio! Porém, existem meios de escolher um curso de forma acertada e uma delas é com o teste vocacional, devidamente aplicado e com a orientação necessária.

Outra forma muito aconselhada é pesquisar sobre as carreiras de interesse, buscar conversar com profissionais do ramo e visitar seus postos de trabalho.

Tais ações são eficazes na avaliação das próprias competências e habilidades, mas também o são para conhecer a realidade que envolve a profissão.

2. EAD ou curso presencial?

Escolher educação à distância ou curso presencial é um ponto muito importante a se considerar.

Ainda existe um certo preconceito e desconhecimento sobre a possibilidade do estudo de forma mais livre, cabendo ao aluno o cuidado com o tempo de estudo. Entretanto, basta um pesquisa breve para verificar que a grade curricular não é diferente e que as metas a serem alcançadas na aprendizagem são exatamente iguais.

O único problema para uma pessoa terá ao acatar ao sistema de EAD é ter dificuldades de organização, por acabar perdendo-se na rotina e não separar tempo adequado para dedicar-se ao estudo, fato que será prejudicial somente para si e não tirará a relevância do curso.

Sendo assim, se o candidato dispõe de tempo e da proximidade de um espaço físico de estudo, poderá aproveitar grandemente as interações presenciais, porém se residir longe de um polo universitário e talvez disponha de tempo livre, a opção à distância é uma facilidade muito adequada.

3. E se o curso não for aquilo que eu espero?

Essa dúvida pode ser muito mais comum do que se pensa e é um problema para algumas pessoas que não se atentam para os detalhes.

As universidades disponibilizam para o candidato a grade curricular dos cursos, assim é possível saber de antemão todos os conteúdos que serão estudados e até quando serão iniciadas algumas práticas, como estágio e a construção de trabalho de conclusão de curso.

Diante disso, com um pouco de atenção, o vestibulando poderá ficar a par de todo o curso, pesquisar sobre temas e ações que fazem parte do currículo do curso escolhido e não ter nenhuma surpresa desagradável.

4. Qual instituição escolher?

Como em qualquer ramo de negócio há universidades sérias e comprometidas com a formação de sua clientela, como também há aquelas que não são. Diante disso, a pesquisa é a única forma de garantir que não será lesado ou enganado.

Pesquise a autorização do curso desejado no site do MEC e sobre a história e realizações da instituição, seus índices de aprovação por ex-alunos e pontuação nas avaliações oficiais.

Todos esses cuidados poderão te resguardar de aborrecimentos.

5. Devo ouvir a opinião dos meus pais?

Infelizmente, nem sempre há um consenso dentro da família sobre o curso universitário que deve escolher. Contudo, o vestibulando deve conscientizar-se de que profissão trata-se daquilo que será, provavelmente, seu meio de vida!

Diante disso, escutar a opinião de pessoas com experiência profissional pode ajudar a eliminar a insegurança na hora de tomar uma decisão tão importante.

Acima de tudo, saber ouvir e reconhecer-se como indivíduo em construção pode ser muito benéfico e libertador para quem que busca realizar-se profissionalmente.

Assim sendo, a melhor coisa a fazer é tranquilizar-se, tirar todas as dúvidas e ingressar na vida acadêmica com positividade. No final, tudo dará certo!

Entre em contato conosco, aqui na Barão de Mauá nós levamos muito sério suas dúvidas, fale com a gente e podemos ajudar em sua escolha profissional. Com certeza teremos um curso que se encaixa em seu perfil. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *