Como gerenciar uma equipe de maneira eficiente? Descubra aqui!

Ser gestor em um time é ser o responsável por fazer a engrenagem rodar de maneira fluida. Esse é um dos grandes segredos para angariar bons resultados para a empresa e manter os funcionários motivados. Mas como gerenciar uma equipe de maneira eficiente e adotar um objetivo comum a todos?

Conhecer algumas habilidades pessoais que são essenciais para a condução de negócios e pessoas já é um bom começo. Acompanhe no post de hoje dicas de como gerenciar uma equipe de maneira eficiente.

Seja empático

Ser empático não quer dizer que você tem que ficar batendo papo com todo mundo nos corredores e nem pegar o funcionário pela mão. Significa principalmente se colocar no lugar do outro, para entender a maneira como ele pensa e compreender suas decisões e atitudes. A empatia é uma das habilidades mais importantes de um gestor, já que uma única equipe reúne uma diversidade de etnias, personalidades e pensamentos.

A empatia ajuda o gestor a ser mais flexível, a entender melhor diferentes pontos de vista e até a ousar mais, o que amplia as chances de bons resultados ao final do projeto.

Dê e peça feedbacks frequentes

Os feedbacks são essenciais em qualquer empresa e principalmente em um time. Como gestor, você deve manter essa prática de forma regular, reservando tempo para falar com cada um dos colaboradores sobre o desempenho e pontos altos e baixos dele e (por que não?) também os seus.

Afinal é importante dar e receber feedbacks. Você pode pedir aos seus funcionários e até mesmo ao seu superior hierárquico que falem sobre como anda a sua gestão. Receber esse retorno é importante para ajustar as falhas e dar atenção ao que falta no seu papel como gestor. Ou seja: nada de ouvir e depois guardar o papel na gaveta. Use as informações e, a cada sessão de feedback, reporte as melhorias conquistadas nos dois lados.

Mantenha uma comunicação assertiva

Saber se comunicar é outra habilidade importante para um gestor. Deixar as informações claras e acessíveis para sua equipe é um fator essencial para o desenvolvimento de um bom projeto.

Quando uma parte da equipe tem acesso a determinados conhecimentos e a outra parte do time não tem, pode surgir criar um clima de competição e ranço, capaz de colocar em risco a qualidade do projeto e desmotivar alguns membros do time.

Delegue corretamente as funções

Se o assunto é como gerenciar uma equipe de forma assertiva, delegar as funções adequadamente é condição indispensável, pois vai interferir positivamente no resultado final do seu projeto.

Por isso, é essencial conhecer as qualidades e habilidades de cada colaborador da equipe, suas preferências e também seus pontos fracos. Isso vai ajudá-lo a delegar tarefas de uma forma que cada pessoa possa, na medida do possível, possam realizar as atividades que melhor se adaptam ao seu perfil, ainda que todos tenham desafios a superar. É evolução na certa.

Estimule e reconheça a proatividade da equipe

Isso mesmo. É essencial estimular os membros do seu time a tomarem decisões e atitudes, sobretudo nos momentos de crise quando você não estiver por perto. Incentive conversas e tomadas de decisão e saiba elogiar quando alguém foi proativo ao resolver uma situação específica.

Isso deixa sua relação com a equipe mais próxima e quebra o clima chefe x empregados que muitas vezes é responsável por sentimentos como medo e insegurança. Mostrar que confia no seu time e reconhecer boas atitudes vai deixar você mais humano.

Agora você já sabe como gerenciar uma equipe e mantê-la satisfeita e focada no resultado do projeto, certo? Fazer parte do time e transmitir segurança e liderança são fatores essenciais que vão fazer de você um verdadeiro gestor bem-sucedido! Você tem mais alguma dica infalível para manter a equipe unida? Então, comente no espaço abaixo. Para nós, a sua opinião é muito importante!

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