Como saber se você deve fazer medicina? Entenda a profissão!

Ser médico é o sonho de muitos jovens. Afinal, estamos falando de uma das profissões mais tradicionais e prestigiadas em nossa sociedade. Você também pretende fazer medicina? Antes de optar por esse curso é fundamental conhecê-lo a fundo, pois, apesar de ser uma área bastante reconhecida, exige muita dedicação pessoal e profissional.

Após estudar por seis anos na universidade e fazer mais dois anos de residência em um hospital, o médico estará pronto para cuidar da saúde humana. O profissional pode se especializar em diferentes áreas, como clínica geral, pediatria e cardiologia. É possível atuar em hospitais e demais estabelecimentos públicos, na própria clínica, em empresas privadas ou como pesquisador no setor acadêmico.

A melhor maneira de tomar uma decisão segura na hora de prestar vestibular é conhecer os detalhes da profissão. Ainda está na dúvida? Confira informações que podem mostrar se medicina realmente é para você!

Vantagens de fazer medicina

Não é à toa que esse é um dos cursos mais concorridos nas universidades. A profissão oferece uma série de benefícios que favorecem o seu crescimento pessoal e na carreira. Listamos os principais abaixo.

Capacidade de ajudar o próximo

A razão principal da medicina é cuidar e ajudar o próximo, o que faz dela uma das profissões mais nobres que existem. O médico promove a saúde, combate doenças e proporciona a cura de pessoas, permitindo que possam viver com qualidade de vida e passem mais tempo entre os seus entes queridos.

Assim, se você é altruísta, ou seja, gosta de ajudar os outros, pode ter enorme satisfação pessoal e emocional ao entrar para essa área.

Grande campo de atuação

Trabalhar como médico não significa passar o dia inteiro em um consultório atendendo pacientes. Isso porque a profissão oferece um amplo campo de atuação, visto que possibilita ser clínico, cirurgião, gestor, professor e até mesmo pesquisador. Também é possível determinar a sua especialização, como geriatria, oncologia ou dermatologia.

Possibilidade de ajuste da carga horária

No seu cotidiano, o médico pode ajustar a carga horária como desejar, seja trabalhando no consultório, em plantões, fazendo cirurgias em unidades particulares ou por meio de vínculos públicos, durante o dia ou à noite. Tudo pode ser adaptado a seus compromissos e objetivos.

Oportunidade de bons ganhos

Um dos aspectos mais positivos da medicina é o retorno financeiro. O salário mínimo de um médico que trabalha em torno de 20 horas por semana é de R$ 13.847,00. No setor privado os ganhos podem ser ainda maiores.

Curso de Medicina

Desvantagens

Seguir na carreira de médico exige muita determinação e persistência, visto que o dia a dia é puxado. Confira algumas das desvantagens.

Carga de trabalho alta

No início de carreira, a maioria dos médicos trabalha na área pública, onde se atua por regime de plantões que têm uma grande carga horária. A jornada de trabalho até pode ser reduzida, mas isso implica em diminuir a remuneração.

Grande pressão

Esse profissional cuida da saúde e da vida das pessoas e sabe que qualquer erro pode ser fatal. Por isso, é pressionado o tempo todo a ser eficiente, ter pontualidade, estar atualizado e a respeitar o código de ética que condiz com as exigências da profissão.  

Abdicação do tempo com a família

Embora não seja uma exclusividade da carreira médica, trata-se de uma das profissões que mais exigem abdicação do tempo com a família e amigos. Por causa dos plantões em hospitais, os médicos podem passar longos períodos com os colegas de trabalho. Assim, um dos grandes desafios será conciliar a responsabilidade profissional com os afazeres pessoais.

Muitos processos médicos

Sem dúvida, maus resultados provenientes de imprudência médica devem resultar em punição. Porém, efeitos adversos podem acontecer em qualquer tratamento, mesmo quando executado corretamente. O problema é que algumas pessoas se valem disso para obter ganhos secundários, o que gera um grande número de processos judiciais contra médicos.

Portanto, para fazer medicina é preciso pesar os prós e contras da profissão e avaliar se você tem preparo para assumi-los. A partir de agora, reflita sobre os pontos levantados e tome a melhor decisão para seu futuro.

Você quer ser médico? Entre em contato com a Barão de Mauá e conheça o nosso curso de medicina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *