Ciências Biológicas — Licenciatura Plena: conheça mais sobre a área

Você ama ter contato com a natureza, gostaria de fazer um curso superior nessa área, mas ainda não sabe qual rumo seguir? Uma das opções mais em alta da atualidade é a licenciatura plena em Ciências Biológicas, que o prepara para estudar tudo que está relacionado aos seres vivos e ao meio ambiente.

O mercado de trabalho para os biólogos é bem amplo, oferecendo oportunidades interessantes tanto para quem deseja atuar no ensino quanto para aqueles que querem realizar pesquisas que ajudem na preservação da vida animal.

Tem interesse na área? Confira, abaixo, tudo que você precisa saber sobre a formação em Ciências Biológicas e o perfil desse profissional!

Como funciona o curso?

A Biologia é o ramo da ciência responsável por estudar os seres vivos, a forma como eles se relacionam entre si e com o meio ambiente, bem como os mecanismos que regulam a vida. Na modalidade de licenciatura plena, você será capacitado para dar aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio.

Com duração de quatro anos, o aluno também vai aprender a gerenciar e executar atividades técnicas nos diferentes setores do conhecimento biológico, controladas pelo Conselho Federal de Biologia.

As aulas ensinam o educador a tomar consciência do seu papel na formação de cidadãos que respeitam a natureza, sem deixar de acompanhar a evolução do pensamento científico e estabelecendo laços entre a sociedade, ciência e tecnologia.

Algumas das principais disciplinas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas são:

  • anatomia humana;
  • bioquímica;
  • biofísica;
  • biotecnologia;
  • citologia vegetal e animal;
  • ecologia e Ecossistemas;
  • fisiologia humana;
  • fisiologia vegetal;
  • microbiologia;
  • impacto ambiental;
  • psicologia;
  • paleontologia;
  • zoologia;
  • imunobiologia.

Além dessas matérias, você também aprende sobre metodologia de ensino e gestão escolar — conteúdos indispensáveis para que um professor consiga transmitir os seus conhecimentos com eficiência. Mais do que aulas teóricas, também será possível estudar na prática, fazendo observações e pesquisas de campo na natureza.

Como é o perfil do profissional?

O biólogo deve ser apaixonado pela vida humana, vegetal e animal, pois as suas tarefas cotidianas vão girar em torno desses temas. É fundamental ser curioso para acompanhar as pesquisas lançadas na área e que são indispensáveis para atualizar os seus conhecimentos na profissão, gostar de interagir com a natureza e aplicar estudos em laboratório.

Para atuar na licenciatura, é preciso gostar de ensinar e ter um bom relacionamento com o público jovem, uma vez que você dará aula para adolescentes, e uma boa comunicação facilita o engajamento com a sua turma.

Quais são as áreas de atuação?

Após a formação, o profissional estará apto para dar aula para séries do Ensino Fundamental e Médio. Também há espaço para trabalhar nas secretarias de educação como consultor ou comandar pesquisas de campo e laboratoriais.

Outras áreas populares de atuação incluem botânica, que estuda tudo sobre as plantas, e genética e biotecnologia, que fazem experiências com os organismos, pretendendo o melhoramento das espécies e do meio ambiente em geral.

As possibilidades para quem faz Ciências Biológicas são diversas e, depois da licenciatura, você pode optar por especializações que abrem caminho para ingressar em atividades mais avançadas e que proporcionam melhores salários e reconhecimento.

Quer saber mais? Entre em contato com a Barão de Mauá e conheça no nosso curso de Ciências Biológicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *