Descubra agora mesmo como fazer uma boa redação

A redação é uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ter um bom desempenho nessa etapa é sinônimo de grandes chances de conseguir um resultado expressivo e um lugar em uma faculdade renomada. Por isso, muitos estudantes buscam aprender como fazer uma boa redação.

Além de dominar as regras gramaticais, é necessário ter noções de como estruturar um texto dissertativo, que é cobrado no exame. Os candidatos também precisam ter conhecimento sobre o assunto abordado, para que usem as informações de forma inteligente e criativa.

Neste post, abordaremos os critérios de avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) na redação, os erros que podem causar a nota zero e as medidas necessárias para fazer um excelente texto. Confira!

Entenda como a prova é corrigida

Uma ação importante para assimilar como fazer uma boa redação é se manter informado sobre os procedimentos de correção. No Enem, dois corretores são responsáveis por avaliar o texto considerando 5 fatores:

  • uso adequado da língua portuguesa;
  • entendimento do tema proposto;
  • capacidade de selecionar e organizar as ideias;
  • conhecimento do idioma para fazer a argumentação;
  • iniciativa de elaborar soluções para os problemas apresentados.

Em cada um desses itens, os avaliadores devem conceder uma nota que varia de 0 a 200. A nota do candidato se baseia na média aritmética da pontuação concedida pelos corretores. Se houver uma diferença maior que 80 pontos em uma ou mais categorias, um terceiro avaliador será chamado.

Caso a nota desse corretor não seja igual ou próxima à dos demais, a redação será corrigida por uma outra banca com 3 avaliadores.

Veja os erros que podem provocar a nota zero

Uma boa forma de entender como fazer uma boa redação é verificar os equívocos que podem ocasionar a nota zero. Para você não passar por essa situação, mostraremos os erros que podem fazer um candidato zerar essa prova, como:

  • fugir do tema;
  • deixar de seguir a estrutura dissertativo-argumentativa;
  • fazer um texto com até 7 linhas;
  • elaborar desenhos ou frases que não tem ligação com o tema proposto pelo Enem;
  • copiar o texto que serve como apoio;
  • deixar a redação em branco.

Saiba como fazer uma boa redação

A maioria dos vestibulares e o Enem solicitam que os alunos elaborem uma redação no formato de dissertação. Nessa modalidade de texto, o estudante precisa construir uma tese inicial e defender o ponto de vista com planejamento, coerência, coesão e clareza.

Você pode seguir alguns passos importantes para fazer um texto de boa qualidade, como:

  • analisar o tema da redação com muita atenção;
  • optar por uma tese que servirá de base para o texto;
  • montar a estrutura da redação;
  • elaborar o texto em um rascunho;
  • fazer uma revisão gramatical e de conteúdo, antes de passar a prova para a folha de correção;
  • escrever uma letra legível que facilite o trabalho dos corretores.

É fundamental que haja muito cuidado com a estrutura básica da dissertação. Na introdução, o indicado é mostrar a linha de raciocínio de maneira objetiva, sem rodeios. No desenvolvimento, o aluno precisa justificar, com argumentos sólidos, a tese apresentada no começo do texto. Todas as ideias devem ser coerentes. Além disso, deve haver uma coesão entre os parágrafos, para que o conteúdo seja assimilado pelo leitor com mais facilidade.

Para finalizar o texto, a conclusão deve retomar a tese destacada na introdução. É importante que as informações confirmem o que o redator expôs ao longo da dissertação. Assim, são maiores as chances de convencer o leitor do que está defendendo.

Sem dúvida, essas dicas vão ajudá-lo bastante a entender melhor como fazer uma boa redação. Procure ler e treinar bastante para que os textos sejam mais bem construídos e atraentes. Essa postura será fundamental para tirar uma boa nota e superar a concorrência.

Se você quer melhorar o seu desempenho nas provas, vale a pena nos seguir nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e YouTube. Nunca se esqueça de que o conhecimento é crucial para a nossa evolução!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *