Conheça o curso de análise e desenvolvimento de sistemas

Estudar os recursos para criar um software que atenda a requisitos de praticidade e de segurança para os usuários é uma das atividades previstas no curso de análise e desenvolvimento de sistemas.

Hoje, as empresas necessitam de sites, aplicativos e ferramentas corporativas que as tornem mais eficientes e ágeis. Nesse cenário, o desenvolvimento de sistemas assume um papel muito importante, visto que o profissional deve adotar as linguagens de programação e os métodos de interação com os clientes e acompanhamento de resultados mais aceitos pelo mercado para a criação de produtos e interfaces acessíveis.

Neste post, destacaremos fatores relevantes sobre a área de criação e manutenção de softwares, bem como o que é necessário para obter um desempenho expressivo na carreira. Confira!

Áreas de atuação

Os profissionais do setor podem trabalhar com diversas atividades. Uma delas é o desenvolvimento de softwares, serviço bastante procurado pelas companhias nos últimos anos. Além do domínio de códigos de programação, é interessante ter noções de interface gráfica para que o sistema seja facilmente utilizável para o público-alvo.

Essa área também permite ao profissional atuar como administrador de banco de dados. Essa função contribui para que as informações dos softwares sejam devidamente gerenciadas, proporcionando mais segurança e facilitando tarefas como manutenção e atualizações diversas.

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Mercado de trabalho

O profissional de análise e desenvolvimento de sistemas tem muitas oportunidades de emprego. Um dos motivos principais diz respeito às organizações, que perderão espaço para os concorrentes caso não tenham programas e aplicativos para resolver as demandas internas e as dos clientes com mais rapidez e eficiência.

As chances de trabalho englobam empresas de diversos setores (comércio, indústria, bancos, TI etc.). Dependendo do nível de especialização, é viável dar consultorias para as companhias usarem a tecnologia aliando custos baixos com criatividade e inteligência.

As startups (empresas com estrutura enxuta e voltadas para o fornecimento de serviços inovadores) são mais uma oportunidade de emprego para os analistas de sistemas.

Remuneração

Há uma grande diversidade nos salários entre os profissionais da área. De acordo com uma tabela da consultoria Robert Half, os rendimentos  podem variar de R$ 2,5 mil a R$ 57 mil. Essa diferença ocorre em função dos cargos ocupados, da experiência na carreira e das especializações obtidas. Para receber uma remuneração acima da média, é essencial ter foco em resultados e na melhoria contínua.

Apesar do período de instabilidade econômica em vários países (incluindo o Brasil), a tendência é que os salários possam aumentar nos próximos anos, pois a importância desse profissional para as empresas é muito grande — afinal, a tecnologia tem se tornado um instrumento imprescindível para captar e reter clientes.

Formação necessária

Para ter mais condições de conseguir um emprego, o profissional deve fazer, antes de tudo, um curso de nível superior em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outra dica é adquirir um elevado conhecimento da língua inglesa, visto que muitos termos técnicos e publicações do segmento de tecnologia da informação estão nesse idioma.

Se o profissional não tiver a capacidade de se atualizar constantemente, é possível que existam muitas dificuldades para conquistar uma posição de prestígio. Também é válido estagiar antes de se formar, visto que essa é uma maneira de ganhar experiência e adaptar-se às regras do mundo corporativo.

Com certeza, você aumenta bastante a empregabilidade ao fazer o curso de análise e desenvolvimento de sistemas em uma instituição renomada, como o Centro Universitário Barão de Mauá. Nela, os estudantes têm um programa didático voltado para aliar teoria e prática, o que facilita a inserção no mercado de trabalho — e têm a possibilidade de desenvolver seu conhecimento usando o notebook oferecido pela própria Barão a cada um de seus alunos.

Se você está interessado em seguir a carreira de analista de sistemas, clique aqui para saber mais sobre nosso curso. Queremos ajudá-lo a escolher uma boa faculdade e a atingir o sucesso profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *