Guia de profissões: saiba tudo sobre o curso de Administração

Prestar vestibular, escolher uma profissão, procurar uma boa graduação com abertura para pós, optar por aulas presenciais ou educação a distância: muitas escolhas devem ser feitas no momento de se optar por uma área de conhecimento.

O curso de Administração, muito visado pelos vestibulandos, permite que o profissional tenha várias opções de cargos e carreiras a seguir, mas qual é a grade de matérias que o estudante deve seguir e como está o mercado para o setor?

Se você ainda não sabe, este post foi feito justamente para você. Acompanhe nosso guia e entenda de vez o que esperar do curso de Administração!

O que faz o administrador

O administrador atua basicamente na gestão e no controle de negócios, gerenciando seus setores financeiro, de materiais e de pessoas. É ele a figura que toma decisões dentro das organizações e permite a circulação de informações, sendo qualificado para apresentar soluções adequadas ao cenário enfrentado.

Além disso, o profissional graduado tem como função fazer negociações, assumir a liderança de equipes, alocar recursos tecnológicos e financeiros e avaliar e controlar os resultados de uma companhia.

Como você pode perceber, a atuação do administrador é bastante extensa e serve para qualquer tipo de organização (pública, privada e sem fins lucrativos). A administração ainda é uma carreira bastante popular, e quem opta por ela provavelmente não ficará sem uma colocação no mercado de trabalho após formar, pois a área é muito ampla.

Curso de Administração

O curso de Administração

O curso de Administração dura quatro anos no total. Os dois primeiros contam com disciplinas do currículo básico da área, como estatística, matemática, direito, contabilidade, sociologia e economia.

Nos dois últimos anos o estudante terá mais vivência com a realidade da profissão, contando com matérias específicas, tais como logística, sistemas de informação, finanças, planejamento estratégico e gestão estratégica de pessoas.

Nesse ponto ele apresentará seminários e analisará casos reais e fictícios. Alguns cursos exigem, além da conclusão de um estágio supervisionado, a apresentação de uma monografia sobre algum tema dentro da área.

O administrador no mercado de trabalho

Uma vez que a Administração possui um campo amplo, não é tão difícil arrumar uma colocação. Áreas como auditoria e tributação são bastante visadas, já que as 19 milhões de empresas ativas no Brasil precisam sempre de profissionais para cuidar dos impostos e garantir a transparência dos negócios.

Em tempos de crise, profissionais que lidam com fusões e aquisições, bem como aqueles que lidam com vendas e são capazes de prospectar novos clientes são bastante visados. Gestão de projetos, branding e foco em sustentabilidade estão em alta, motivo pelo qual especializações são altamente indicadas.

O empreendedor pode atuar na gestão de companhias, bancos e instituições financeiras de todos os portes, bem como em organizações públicas, ONGs, prestar consultoria, atuar no mercado de capitais e riscos ou até mesmo escolher ser empreendedor autônomo.

O salário de analistas iniciantes em pequenas e médias empresas fica na faixa dos 2 mil reais, enquanto os ganhos de diretores experientes e consolidados pode chegar aos 20 mil reais mensais ou mais, dependendo do porte da organização.

E então, entendeu o que esperar de um curso de Administração? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma dica sobre cursos de graduação e pós para fazer boas escolhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *