5 mitos sobre educação a distância que você precisa esquecer

tecnologia dos cursos online permite ao aluno aprender e interagir de forma tão eficiente quanto em uma sala de aula. Porém, por ser uma modalidade relativamente nova, ainda é preciso esclarecer alguns mitos sobre a educação a distância.

Neste post, você verá que muitas das coisas que você já ouviu a respeito da educação a distâncianão passam de mito e que é possível, sim, aprender muito em frente ao computador. Vamos lá?

1. O EAD é mais fácil que um curso presencial

Um grande mito que envolve os cursos a distância está relacionado ao conteúdo das aulas. Muitas pessoas acreditam que a grade curricular exige menos e que o conteúdo é mais fácil.

Para uma instituição abrir um curso a distância, é preciso que ela seja reconhecida pelo MEC, que avalia toda sua grade curricular. Portanto, a qualidade do conteúdo no EAD é tão boa quanto na versão presencial.

2. A educação a distância não promove networking

O famoso networking é condição essencial para quem quer sobreviver ao mercado de trabalho nos dias atuais. E outro mito do EAD está relacionado a ele.

Como as aulas são online, fica subentendido que não há interação e, portanto, as pessoas nunca se conhecerão. Porém, vale ressaltar que o contato entre os alunos é incentivado por meio de chats e salas virtuais, disponibilizados na plataforma EAD das instituições, possibilitando conversas e discussões sobre os temas propostas em aula.

3. O diploma do EAD vale menos

A educação a distância de uma boa instituição de ensino tem seu diploma reconhecido pelo MEC. Isso significa que um diploma de um curso a distância tem a mesma validade e qualidade que o de um curso presencial.

4. Não é possível ter uma boa interação com os professores

Pelo contrário! Enquanto no ensino presencial os alunos “disputam” a atenção de um professor, no EAD há vários tutores à disposição deles, a fim de esclarecer dúvidas e dar o auxílio que precisam a qualquer momento.

Por ser online, essa interação permite que até os alunos mais tímidos consigam tirar suas dúvidas.

5. O mercado de trabalho não vê com bons olhos quem fez EAD

Esse é outro mito que precisa ser explicado. A tecnologia não veio para deixar os estudantes mais preguiçosos. Pelo contrário: o ensino a distância exige que eles sejam responsáveis e que cumpram com suas obrigações, já que precisam realizar as atividades em dia para acompanhar a matéria.

Por esse motivo, o mercado de trabalho tem acompanhado essa evolução e vê os alunos do EAD como profissionais organizados e comprometidos, já que tiveram que desenvolver essas habilidades durante os estudos online.

É natural que surjam mitos sobre educação a distância, afinal qualquer novo conceito que apareça para melhorar a vida de todos, pode causar questionamentos. Porém, estudar pela internet é uma excelente alternativa para quem deseja se manter atualizado, melhorar o currículo e ter o conforto de poder estudar onde e quando quiser.

Quer saber mais sobre ensino a distância e cursos de pós-graduação? Então assine nossa newsletter e receba mais novidades como essa diretamente no seu e-mail!