Entenda o que é gestão escolar e por que se especializar!

As mudanças enfrentadas pela sociedade se refletem diretamente no mercado e no comportamento das pessoas. Em vista disso, a necessidade de atualizar os conhecimentos e o currículo se tornam cada vez mais importantes, mesmo para quem já se formou e trabalha na mesma área da graduação — sobretudo na área educacional.

Se você também pensa dessa forma, certamente vai se identificar com a especialização em gestão escolar, um curso voltado às novas tendências e oportunidades de mercado.

Quer saber mais sobre a gestão escolar e entender como se especializar nessa área pode ajudar no desenvolvimento da sua carreira profissional? Então, acompanhe este artigo até o fim.

O que é gestão escolar?

Trata-se da forma de administrar a escola como um todo. Fundamental para o melhor desenvolvimento escolar, essa gestão busca atender às exigências de seus setores interdependentes, articulando-os para o melhor resultado socioeducacional pelas seguintes esferas:

*gestão pedagógica: voltado às práticas educacionais e à atuação dos líderes;

*gestão administrativa: abrange patrimônio, recursos pedagógicos, estrutura, organização física e legal da instituição;

*gestão financeira: define a distribuição de orçamento entre setores, articulada com a gestão administrativa;

*gestão da comunicação: envolve a relação e o engajamento da comunidade escolar para melhores resultados educacionais;

*gestão de recursos humanos: com foco no desenvolvimento das pessoas para o melhor desempenho e relacionamento entre as equipes;

*gestão de processos: para melhoria e desenvolvimento da execução das tarefas de cada área.

Portanto, a gestão escolar também aborda a rotina educacional de forma concreta, assegurando que a instituição de ensina tenha todas as condições necessárias para exercer o seu papel, ou seja, prestar um ensino de qualidade e que contribua com a formação de cidadãos responsáveis.

Qual a importância da gestão escolar?

Uma escola engloba diversos fatores imprescindíveis para formar cidadãos e novos adultos. A partir da gestão escolar é possível trazer para esse cenário conceitos que ajudam a aumentar a eficiência e, consequentemente, os bons resultados dos processos de ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, a gestão escolar é de suma importância, uma vez que tem a função de manter um padrão, de maneira a cumprir com as suas obrigações com a sociedade no geral. Com isso, é possível envolver alunos, pais, professores e demais servidores da comunidade, tornando-os cidadãos íntegros, de opinião e críticos sobre a realidade em que vivem.

O que faz um gestor escolar?

Como gestor, você atuará para organizar, articular e mobilizar os setores e membros da instituição de maneira democrática e planejada.

Estão entre suas funções, gerir os recursos e as equipes para a melhor qualidade do ensino, conduzir a elaboração do Projeto Político Pedagógico e do currículo escolar, além de incentivar a participação das famílias na formação do indivíduo em suas habilidades e competências.

Por que se especializar na área?

Você quer complementar a sua formação e adquirir novas competências para fazer a diferença no mundo da educação. Acompanhe, a seguir, 4 motivos para você se especializar em gestão escolar.

1. Mercado de trabalho amplo

Sem dúvida, a sala de aula é o maior mercado de trabalho, na educação infantil, fundamental e no ensino médio, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas. Porém, o curso de Gestão Escolar qualifica os profissionais dessa área para trabalhar com a coordenação pedagógica, aprofundando os conhecimentos obtidos na graduação, tendo como finalidade melhorar organização e gerenciamento do trabalho pedagógico.

Diante disso, ao se especializar, você pode ter à sua disposição um mercado de trabalho com mais oportunidades, visto que pode trabalhar em escolas da rede pública ou privada, e ambientes não formais de educação, como associações, órgãos não governamentais e empresas.

2. Ascensão profissional

Uma das principais razões que fazem um profissional ficar estacionado na sua carreira é a falta de qualificação. Muitas pessoas se acomodam ao concluir um curso superior, deixando de investir em novos conhecimentos. Assim, ficam impedidos de receberem promoções que exijam uma formação atualizada.

Sendo assim, por meio da gestão escolar o profissional tem mais possibilidades de ascender na sua carreira, principalmente dentro da sua instituição de ensino. Isso porque esse é um importante diferencial para alcançar um cargo de liderança e um upgrade salarial.

3. Opção por curso online

Apesar da vontade de se especializar, nem sempre os profissionais conseguem se qualificar devido à vida corrida, tendo que se dedicar às questões relacionadas ao trabalho e o lado pessoal. Porém, com as novas modalidades de ensino, esse não é mais um motivo para deixar de estudar.

Se você tem interesse no curso, mas não tem tempo disponível para estudar presencialmente, pode optar pela educação à distância. A modalidade EAD valoriza seu tempo livre sem impactar sua rotina e ainda oferece tutoria permanente. Desse modo, você assiste às aulas no conforto de sua casa e tem acesso prático a um ensino de qualidade.

4. Você pode fazer a diferença

Com essa especialização, você ganha satisfação pessoal e profissional. Afinal, ela permite que você contribua diretamente para com a formação do cidadão, fazendo a diferença de forma positiva na sociedade.

O gestor escolar realiza melhorias no âmbito educacional da escola, que será beneficiada ao contar com seu conhecimento especializado para atender às necessidades de seu contexto, contribuindo para o bem da comunidade e fazendo da instituição um modelo.

Quais são os benefícios da gestão escolar?

As vantagens de se especializar em gestão escolar são muitas. Em primeiro lugar, você pode adquirir técnicas que ajudam na motivação da sua equipe, o que é crucial para aumentar a produtividade e o alcance das metas estipuladas. Assim, o gestor consegue construir um time coeso, dedicado e determinado a promover melhorias no ambiente escolar.

Sem falar que há mais facilidade para otimizar o seu tempo dentro da instituição de ensino. Isso possibilita uma melhor organização das tarefas cotidianas e os seus respectivos processos, garante que todas as atividades sejam executadas dentro do período estipulado e da maneira certa.

Dessa forma, evitam-se erros que geram retrabalho, exigindo que uma mesma tarefa seja realizada várias vezes até que se atinja o resultado desejado. Além de acarretar a perda de tempo, esse tipo de situação também resulta no desperdício de recursos financeiros e pode ocasionar estresse e conflitos entre os funcionários da escola.

Outro benefício valioso é a adoção de estratégias que atraem e estimulam a participação da comunidade na escola, resultando em um ensino mais integrado e responsável.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre gestão escolar e tem bons motivos para se especializar, é hora de escolher uma instituição de educação para realizar sua pós-graduação à distância ou presencial e dar mais um passo na sua carreira!

Ficou interessado nessa especialização? Entre em contato com a Barão de Mauá e conheça mais sobre o curso de Gestão Escolar!