Como as mídias tradicionais podem se reinventar com a era digital?

Você já deve ter ouvido falar em Transformação Digital, 4º Revolução Industrial, Marketing 4.0, entre outros conceitos ligados aos avanços tecnológicos das últimas décadas. Não há como negar que eles mudaram o funcionamento de várias áreas, mas a comunicação foi uma das mais afetadas, inclusive as mídias tradicionais.

A Transformação Digital não é algo que acontecerá no futuro, ela já está acontecendo. Trata-se de uma mudança profunda na estrutura das empresas para que elas adotem a tecnologia em seus processos a fim de obter melhores resultados e maior aproveitamento do capital humano.

Diante dessa nova realidade, muitas indústrias e segmentos de mercado precisaram se reinventar. Entre eles, as mídias tradicionais, que atualmente têm descoberto novos modos de monetizar o seu conteúdo. Quer entender melhor o que está acontecendo no universo das mídias tradicionais? Continue a leitura e descubra!

Qual é a diferença entre mídias digitais e mídias tradicionais?

As mídias tradicionais são aquelas que existem fora do meio on-line. Por outro lado, as mídias digitais existem dentro desse ambiente e são relativamente novas. A principal diferença entre elas está no modo como acontecem as interações com o consumidor e, ainda, na forma como os resultados são mensurados.

Como as mídias tradicionais funcionavam antes da Transformação Digital?

Antigamente, estimava-se que somente 50% da verba empregada em comunicação gerava resultado. Mas não havia como saber qual das metades era a responsável por ele. Hoje, essa realidade mudou graças às mídias digitais e tornou-se possível saber o resultado exato gerado com cada centavo investido.

As marcas investiam em anúncios de TV ou mídias impressas com conteúdo direcionado a um determinado público, porém, essa segmentação era limitada. Os anúncios eram cobrados com base nas expectativas de audiência para determinado horário ou na tiragem de uma publicação e eram pagos independentemente dos resultados obtidos.

Como elas podem se reinventar com a ajuda da tecnologia?

Hoje, com a precisão da segmentação das mídias digitais e a possibilidade de saber a origem de cada venda, o modo como as mídias tradicionais operavam se tornou menos interessante para as marcas. Além disso, o público já não aceita tão bem os anúncios invasivos.

Por isso, as emissoras de TV têm investido em mais interatividade com o público, principalmente por meio das redes sociais. No mais, elas também começaram a produzir conteúdo digital para ser consumido.

A mídia impressa tem seguido o mesmo caminho, muitas vezes disponibilizando o seu conteúdo nos meios digitais e o monetizando por meio de anúncios e assinaturas, exatamente como acontecia no caso das publicações vendidas na banca ou entregues na casa do leitor.

Quando a televisão foi criada, muitos acreditaram que seria o fim do rádio. Quando surgiu a internet, falou-se no fim da TV e do jornal impresso. Nada disso aconteceu e nem acontecerá, pois todos esses meios continuaram existindo, adaptando-se às novas tecnologias e se complementando.

O que muda neles é o modo de se relacionarem com o público e de desempenharem a sua função na sociedade. Por isso, o investimento em tecnologia e o pensamento fora da caixa é que definirão a sobrevivência ou não de cada canal de mídia tradicional e não o meio em si.

Por exemplo, uma emissora de TV ou uma revista pode deixar de existir sem a ajuda da tecnologia, mas isso não significa que a televisão e a mídia impressa como um todo estão fadadas a desaparecer, pois as mídias tradicionais que se reinventarem permanecerão no mercado.

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