Conheça um pouco mais sobre as tendências pedagógicas

O conhecimento das tendências pedagógicas é um dos fatores mais importantes na carreira de um professor. Isso porque permite compreender, com mais facilidade, como a escola pretende desenvolver o aprendizado.

Essa medida contribui para que o docente tenha condições de alcançar resultados mais expressivos. Além disso, colabora para a construção de um bom relacionamento com os alunos, o que influencia bastante na qualidade do ensino.

Para ajudá-lo a conseguir uma excelente performance em sala de aula, vamos mostrar neste post, um panorama das tendências pedagógicas relevantes para os educadores. Confira!

Saiba como estão organizadas as tendências pedagógicas

As tendências pedagógicas apresentam duas modalidades — liberal e progressista. Elas têm diferenças marcantes que influenciam na relação entre o professor e o aluno. Isso também é determinante para modelar o contato da escola com os demais segmentos do público-alvo. Agora, vamos detalhar como essas tendências estão organizadas. Acompanhe!

Tendência pedagógica liberal

Ela tem como foco preparar os alunos para desempenhar funções sociais, de acordo com as características pessoais. Isso é feito para o estudante se adaptar às regras e aos valores da sociedade e criar uma cultura individual.

A tendência pedagógica liberal se destaca por fazer com que as escolas não levem em consideração as diferenças entre as classes sociais. Além disso, ela dispõe de duas linhas de pensamento bem difundidas. Entenda!

Tradicional

A prioridade é transmitir as normas e os padrões dominantes na sociedade. Há uma separação dos conteúdos apresentados da realidade e da capacidade cognitiva dos estudantes. Por isso, os ensinamentos são expostos como verdade incontestável. O professor é considerado dono da razão de forma absoluta.

Essa forma de aprendizado incentiva a memorização. Dessa maneira, os alunos assimilam o conteúdo mecanicamente e passivamente por meio de ações repetitivas.

Tecnicista

O foco é a profissionalização do aluno para integrá-lo ao sistema tecnicista de forma plena. Para isso, os conteúdos têm uma abordagem mais objetiva e neutra com o intuito de facilitar o aprendizado.

O professor é responsável pela gestão dos procedimentos didáticos para o aluno receber as informações de maneira simples. Essa postura faz com que o docente tenha uma relação interpessoal e profissional com os estudantes.

Tendência pedagógica progressista

Essa tendência busca uma análise crítica da conjuntura social, fazendo com que a educação ajude na compreensão do contexto histórico. Para isso, explica como o cidadão pode exercer um papel relevante na construção da própria realidade. A abordagem apresenta uma linha pedagógica e política.

Com o objetivo de você compreender melhor essa tendência, vamos apresentar duas ramificações desse modelo de ensino.

Libertadora

A educação assume a responsabilidade de conscientizar e contribuir para melhorar a sociedade. O conteúdo transmitido tem relação direta com o cotidiano dos estudantes. Há um incentivo ao debate sobre temas sociais importantes por meio de grupos de discussão.

O contato do professor com o aluno é feito de maneira horizontal. Assim, ambos assumem um papel ativo no aprendizado, o que contribui para criar um ambiente mais favorável à troca de ideias e à reflexão sobre os ensinamentos apresentados em sala de aula.

Libertária

Tem como objetivo dar maior autonomia aos alunos para promover a autogestão. Assim como a tendência libertadora, ela incentiva a relação entre o estudante e o meio no qual ele vive para fortalecer o aprendizado.

Nessa tendência, o conhecimento é determinante para compreender a sociedade. Ela também prioriza uma ampla liberdade para os estudantes, valorizando os ensinamentos em grupo por meio de debates.

O professor exerce um papel de conselheiro. Ou seja, atua como um guia para os estudantes terem mais autonomia na relação com o conteúdo.

Se você quer saber mais sobre as tendências pedagógicas, é melhor seguir, agora mesmo, as nossas contas nas redes sociais: FacebookInstagram e YouTube. Afinal, estar bem informado contribui para melhorar o desempenho em sala de aula! Vamos lá!