Descubra o que é estudado no curso de Letras!

Aspirantes ao curso de Letras, preparam-se para entrar em um universo de palavras, frases e leituras das mais variadas. Separe, inclusive, bons dicionários, porque os estudos exigem habilidades com redação e muita interpretação de texto.

O aluno já precisa escolher, logo ao prestar vestibular, a frente de atuação na área: licenciatura ou bacharelado. Ambas garantem a formação do letrólogo (pessoa que se forma nesse curso), mas com caminhos distintos para uma carreira de sucesso.

No Brasil, a graduação dura em média quatro anos e pode ser presencial ou a distância. O curso é organizado basicamente em língua portuguesa, linguística e literatura. A partir delas, constitui-se a grade curricular com disciplinas importantes para a formação.

Você tem interesse na profissão? Fique com a gente para entender a diferença entre bacharelado e licenciatura e as disciplinas mais comuns do curso.

Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

A licenciatura capacita para habilidades mais acadêmicas. Será permitido dar aulas de português, redação e literatura em escolas, cursos profissionalizantes ou particulares. Em Letras, aprende-se técnicas de expressão escrita e falada em português ou outro idioma.

Já o bacharelado dedica-se à tradução e interpretação de textos. Isso faz o profissional ter mais oportunidades no mercado de trabalho para revisar, organizar e traduzir textos em editoras, empresas no campo da comunicação, do comércio exterior ou das embaixadas.

Isso porque, independentemente da formação, o curso dá suporte ao aprofundamento de línguas, incluindo o português. As mais comuns são o inglês, o espanhol e o francês, apesar de ser possível encontrar escolas com aulas de alemão, grego, armênio e até japonês.

É bom deixar claro que ninguém sairá fluente na língua, além do que muitas faculdades aceitam candidatos que não saibam falar outro idioma. De todo modo, vale estudar para você aproveitar melhor as aulas.

O que se aprende no curso de Letras?

Seja qual for a escolha, há um currículo básico com aulas de linguística, literaturas, morfologia e sintaxe, semântica e fonética e fonologia. Há instituições aonde o aluno vai se deparar com disciplinas de inclusão e comunicação, como Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), educação ambiental, gestão educacional e competências socioemocionais. Afinal, lidar com pessoas também fará parte da rotina do letrólogo.

Linguística

O objetivo é estudar a origem, a história e como se desenvolve o idioma de um povo, além de relacionar a língua no contexto da sociedade, os processos de evolução, os diferentes tipos de aplicação na cultura, na literatura e na fala das pessoas.

Morfologia e sintaxe

A morfologia é dedicada à origem, à formação e à classificação das palavras de acordo com as classes gramaticais. Entre elas, estão os substantivos, os adjetivos, os pronomes, os verbos, entre outros. Já a sintaxe ajuda a encaixá-las em uma frase e montar belas redações — prática que talvez você tenha tido dificuldade na escola.

Fonética e fonologia

É nesta aula que se aprende a estrutura sonora das palavras e os sons que somos capazes de produzir, a formação de fonemas, a entonação e as variações entre os idiomas. O aluno entenderá o porquê de uma mesma letra ter fonemas diferentes, como o “x”, que, quando falado, tem sons distintos, como em anexo, exato ou enxergar.

Literaturas

No curso de Letras, as aulas de literatura ganham um bom espaço. Estudam-se obras e gêneros literários de diferentes culturas e no idioma escolhido, bem como o estilo, a linguagem e a escrita do texto, além de associá-lo à cultura da época em que foi escrito. Portanto, prepare-se: você vai ler muito clássicos brasileiros e estrangeiros.

Deu para perceber como a graduação é completa e a carreira variada? Vale dizer que o mercado se mantém aquecido, e sempre abrem concursos para professores, especialmente na rede pública.

Com um mundo cada dia mais globalizado e inclusivo, claro, aumenta a demanda por tradutores e intérpretes de libras, por exemplo, o que só faz crescer a procura por um bom curso de Letras em licenciatura ou bacharelado. Antes de escolher a faculdade, pesquise bastante, uma vez que não faltam opções em faculdades públicas, privadas e educação a distância. Sempre haverá um lugar acessível e dentro das suas necessidades.

Curta também nossa página no Facebook. Sempre há dicas bacanas para você se atualizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *