5 motivos para você fazer graduação em estética e cosmética

A indústria da beleza é um mercado que se encontra em constante expansão, afinal, é cada vez mais comum a busca por bem-estar, saúde e qualidade de vida por homens e mulheres de todas as idades. Por isso, a graduação em estética e cosmética é uma das carreiras mais promissoras da atualidade.

Por meio do conhecimento prático e teórico, o profissional da área pode atuar em consultórios de dermatologia e cirurgia plástica, clínicas de estética, salões de beleza, empresas de consultoria, clubes, spas e, ainda, dar aulas ou abrir o próprio negócio.

Entre suas principais habilidades destaca-se a aplicação de produtos cosméticos, tratamentos estéticos, técnicas de manipulação e práticas como limpeza de pele, hidratação, depilação, bronzeamento artificial, podologia, terapia capilar, massagens corporais e modeladoras, entre outras.

Ficou interessado no curso? Então confira 5 motivos para você fazer graduação em estética e cosmética e boa leitura!

1. Corpo docente

O curso superior na área de estética e cosmética deve contar com um corpo docente especializado, qualificado e atuante no mercado de trabalho, assim, os professores poderão transmitir aos alunos não apenas o conhecimento teórico, mas também todas as suas vivências e experiências profissionais.

Dessa forma, os estudantes que optarem por essa qualificação estarão preparados e habilitados para enfrentar todos os desafios do setor.

2. Conteúdo do curso

Cada instituição de ensino conta com uma grade própria. No entanto, de forma geral, as disciplinas oferecidas no curso de estética e cosmética são: biologia, anatomia humana, química, fisiologia, além de disfunções estéticas (celulite, estrias, gordura localizada, flacidez), terapias alternativas e massagens diversas.

Alguns centros universitários oferecem metodologias inovadoras e eficientes, voltadas a uma formação acadêmica qualificada e profissionalizante. Também apresentam uma matriz curricular que privilegia conteúdos práticos com abordagens em visagismo, gestão e marketing, tecnologia da informação, técnicas de Spas, terapia capilar, bioética, tricologia, entre outros.

3. Áreas de atuação

A área de atuação do profissional do setor é muito ampla, assim como as oportunidades de emprego. A formação permite que o esteticista realize diversas atividades, como massagens modeladoras, drenagens linfáticas, limpeza de pele, tratamentos estéticos, depilação, maquiagem definitiva, design de sobrancelha etc.

Ele pode atuar em salões de beleza, centros de estética, Spas, clínicas, academias de ginástica, barbearias, consultórios médicos e, até mesmo, em hotéis, clubes, cruzeiros e resorts. O profissional também pode ministrar aulas, prestar consultoria, trabalhar como representante comercial de empresas de cosméticos ou, ainda, gerenciar o próprio negócio.

Curso de Estética e Cosmética

4. Perfil profissional

Para ser um profissional bem-sucedido na área é essencial estar sempre atento às novidades do universo da beleza, já que esse é um mercado em constante evolução. Além disso, o esteticista deve ser atencioso, cuidadoso e ter boas habilidades manuais e de comunicação para atender bem o cliente.

Outra característica da profissão é que o local de trabalho pode variar com muita frequência. Hoje, existem diversos salões e clínicas especializados em estética que contam com essa opção de serviço. Também é possível trabalhar em casa ou atender a domicílio. Por isso, gostar de atuar em diferentes espaços é uma característica importante.

5. Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais do setor vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente no Brasil — os frequentes avanços da tecnologia na área têm ampliado as técnicas e os tipos de tratamento, impulsionado o aquecimento desse ramo.

Além disso, o aumento da expectativa de vida e a preocupação com a saúde e o bem-estar são fatores que contribuem para uma maior procura por soluções estéticas para retardar os efeitos do envelhecimento.

A área da beleza é uma das mais promissoras do país, por isso, é fundamental que os profissionais tenham boas qualificações para poderem exercer suas funções da forma mais correta e eficiente possível.

Optar por estudar em uma instituição de ensino de qualidade e reconhecida no mercado é essencial para quem deseja se destacar e ter uma carreira de sucesso, por isso, pesquise muito sobre a melhor opção de graduação em estética e cosmética antes de efetuar a sua matrícula.

Gostou do artigo? Então o que está esperando? Entre em contato agora mesmo com o Centro Universitário Barão de Mauá, fique por dentro dos nossos diferenciais e tire todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *