Confira 5 dicas de como fazer uma boa apresentação

Mesmo que não seja a sua primeira vez, na hora de se apresentar em público, é comum que bata aquele nervosismo que pode atrapalhar o seu desempenho. Para afastar esse perigo é fundamental saber como fazer uma boa apresentação e o que incluir na sua preparação. Isso o ajudará a ter mais confiança e conquistar a atenção da sua plateia.

Quanto mais bem preparado você estiver, mais dominará o conteúdo, tendo segurança para interagir com os seus espectadores, sem ficar com medo de se perder ou esquecer algo.

Com as dicas certas é possível aperfeiçoar as suas habilidades e encantar o seu público. Quer saber mais? Confira como preparar uma apresentação de sucesso!

1. Faça um curso de oratória

Falar em público é uma das principais dificuldades de quem precisa apresentar uma palestra, seminário ou projeto perante uma assistência. Isso porque, não é todo mundo que se sente confortável para se expor diante de pessoas desconhecidas. Essa também é uma das maiores causas do nervosismo, que quando não é devidamente controlado pode te fazer gaguejar ou falar muito rápido, atropelando as informações.

A melhor forma de driblar esse obstáculo é fazendo um curso de oratória, no qual você aprende técnicas para apresentação oral, levando em consideração os diferentes contextos comunicacionais que você vai encarar na sua vida profissional.

2. Prepare slides simples e funcionais

Comece criando uma identidade visual para o conteúdo apresentado, definindo a tipografia, cores e imagens a serem usadas. Evite slides com muitos textos. O ideal é colocar os principais tópicos do assunto, além de usar gráficos e figuras para reforçar o que está sendo dito.

Cuidado com os efeitos e transições. Não é recomendado utilizar recursos que possam desviar o foco da sua plateia. Negrite ou circule os itens mais importantes da apresentação. Basicamente, você deve dar preferência para slides simples e objetivos.

3. Gesticule da maneira certa

Se aplicados corretamente, os gestos ajudam no entendimento do conteúdo. As suas mãos precisam acompanhar o seu raciocínio, mas não as movimente de forma exagerada. Além disso, não fique parado em apenas um lugar, procure andar pelos espaços do palco para dinamizar a apresentação.

4. Interaja com a plateia

Preocupe-se em conhecer o seu público-alvo com antecedência, pois com base nas suas características pode-se planejar uma interação que terá mais chances de cativá-lo. A sua plateia deve ser conquistada desde o primeiro momento. Para tanto, inicie a sua fala com um assunto que todos dominem, posteriormente relacione a sua história com o tema apresentado e explique a importância do mesmo.

Faça perguntas para a plateia, convidando-os a participar da apresentação. Um bom gancho para isso é trazer problemas sobre o tema e pedir que os espectadores sugiram soluções. Em seguida, você pode dissertar sobre qual é a melhor opção para cada caso.

Quanto ao tom de voz a ser empregado, é indicado ter um discurso natural, com uma voz bem preparada e empostada. Não fale baixo, nem alto demais a ponto de incomodar os seus ouvintes. Ao tratar dos pontos essenciais da apresentação, aumente o tom de voz para destacá-los e prender a atenção do público. Logo antes desses pontos interessantes, abaixe o tom de voz para causar expectativa sobre o que virá em seguida.

5. Escolha a roupa adequada para a ocasião

As roupas que você usa também são uma forma de se comunicar. Nesse caso, escolher as peças erradas pode passar uma imagem equivocada sobre você. Para que isso não aconteça, prefira roupas discretas e que estejam em conformidade com o local e o assunto tratado.

Viu só como fazer uma boa apresentação? Seguindo as nossas dicas, você eleva o seu potencial, tendo mais facilidade para apresentar-se em diferentes situações, o que melhora a sua imagem profissional e o ajuda a se tornar referência no mercado de trabalho.

Pretende melhorar a sua performance em público? Veja o que esperar de um curso de retórica e oratória!

Então entre em contato com a nossa equipe e faça a escolha certa!