5 coisas que você precisa saber sobre o ENADE

Você sabe o que é o Enade? Ele é realizado anualmente e é empregado na avaliação dos cursos de ensino superior. Muito se fala sobre o assunto, mas nem todos sabem exatamente do que se trata e qual é sua real aplicabilidade.

Se você é estudante e não entende muito sobre os dados do exame, continue a leitura e descubra os aspectos mais precisos do Enade, bem como sua importância!

1. O que é?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), constitui um componente do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC).

2. Para que serve?

Seu objetivo é avaliar o desempenho do estudante em relação aos conteúdos adquiridos em suas respectivas formações, observando aspectos relativos à aprendizagem do conteúdo, desenvolvimento de competências e habilidades, bem como o nível de atualização dos estudantes.

Por meio dele, é possível demonstrar a qualidade dos cursos ofertados pelas intuições de ensino superior.

3. Quem deve prestá-lo?

Com participação obrigatória, o Enade é aplicado para estudantes concluintes, ou seja, aqueles na condição de formando ou que tenham a expectativa de se formar no semestre seguinte, de acordo com os cursos selecionados para o ano de aplicação da prova.

O MEC determina anualmente as áreas a serem avaliadas e os cursos selecionados são amplamente divulgados. As coordenações responsáveis disponibilizarão a lista dos alunos e as informações necessárias à sua realização.

A nota do Enade é fruto de todos os anos de estudos do aluno, ou seja, a preparação é realizada desde o ingresso na instituição de ensino. No entanto, é interessante estudante revise e refaça as edições anteriores, além de realizar simulados para melhor assimilação do conteúdo.

Caso o discente não preste o exame, estará impedido de colar grau e obter seu diploma de graduação até que a situação seja regularizada.

4. Qual o conteúdo do Enade?

A princípio, o Enade apresenta um questionário antes da prova escrita, que deve ser respondido pelo estudante em formato on-line. Posteriormente, é aplicado o exame escrito com 40 questões, umas discursivas, outras de múltipla escolha.

Seu conteúdo é basicamente dividido em duas partes, sendo uma por aspectos de formação comum a todas as áreas contendo 10 questões e o restante por componentes específicos da área selecionada.

5. Por que é importante fazer?

Como vimos, o Enade é um mecanismo de avaliação dos cursos de educação superior. É importante destacar que se o estudante não alcançar um bom desempenho no exame, isso acarretará uma nota baixa, resultando numa desvalorização não só do curso, mas também do diploma conquistado. Tal desprestígio pode te acompanhar por toda a carreira.

Dessa forma, é fundamental que o estudante faça a prova de maneira responsável e com comprometimento, almejando sempre bons rendimentos, já que o resultado obtido no exame refletirá nas médias dos conceitos dos cursos.

Além disso, uma boa nota corresponde a outros aspectos positivos, uma vez que o Enade disponibiliza ao Governo informações sobre a realidade do curso e da instituição, influenciando a destinação de recursos para desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Agora que você entende a aplicabilidade e a importância do Enade, assine nossa newsletter e saiba mais sobre nossa instituição e nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *