Gestão de Recursos Humanos: o que você precisa saber sobre a área

A formação de profissionais qualificados é muito importante para qualquer empresa. Por isso, é essencial que haja investimento na gestão de Recursos Humanos. A razão é que uma companhia precisa de mão de obra qualificada para bater metas e conquistar clientes.

Se uma organização não tem profissionais de Recursos Humanos preparados, ela corre risco de contratar empregados que não conseguirão um bom desempenho, o que afeta, de forma negativa, a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.

Neste post, destacaremos como funciona o curso superior na área de RH. Também abordaremos do perfil do profissional desse segmento e as principais possibilidades de atuação na carreira. Confira!

Entenda como é o curso de gestão de Recursos Humanos

O curso superior de tecnólogo em gestão de Recursos Humanos se destaca por ter uma extensa grade curricular que permite os alunos entender as rotinas que englobam o trabalho do RH em uma empresa.

No primeiro ano da faculdade, o estudante já recebe muitas orientações sobre princípios fundamentais para trabalhar no setor. Ele estudará matérias que vão nortear a vivência no mundo corporativo, como:

  • Administração;
  • Comunicação Empresarial;
  • Contabilidade
  • Estatística;
  • Matemática Financeira;
  • Psicologia Organizacional.

Na graduação, o universitário vai compreender diversos processos que regem o trabalho do RH, como a contratação de funcionários, a política de benefícios, os planos de cargos e salários e as atividades ligadas à segurança do trabalho.

Duração

O curso de tecnólogo em Gestão de Humanos tem uma duração de 2 a 3 anos, o que varia de acordo com a faculdade e o desempenho do aluno. Após o curso superior, o estudante terá o conhecimento teórico necessário para administrar o RH de uma empresa.

Isso, sem dúvida, é um grande diferencial em relação ao curso técnico de Gestão em Recursos Humanos, em que o aluno ficará mais preso a funções burocráticas. Com o diploma de nível superior, ele terá um olhar mais estratégico sobre a posição da companhia no mercado. 

Outro ponto importante é que o profissional estará qualificado para compreender o comportamento dos colaboradores. Isso vai ajudá-lo a encontrar as melhores alternativas para motivar a equipe, o que vai influenciar positivamente nos resultados da empresa.

Conheça as atividades do gestor de recursos humanos

Você deve estar se perguntando sobre as tarefas de um gestor de recursos humanos em uma companhia. Para ajudá-lo a entender melhor a relevância desse cargo, vamos apresentar algumas tarefas realizadas por esse profissional, como:

  • recrutamento e seleção de profissionais, seguindo o perfil estabelecido pela organização;
  • foco em treinamento e desenvolvimento de competências da equipe;
  • gerenciamento da política de salários e benefícios;
  • monitoramento das regras voltadas ao piso salarial;
  • coordenação das atividades voltadas à folha de pagamento;
  • análise da performance dos funcionários;
  • trabalho de feedback junto aos funcionários na avaliação de desempenho;
  • agendamento de exames admissionais e demissionais;
  • ponte de comunicação entre funcionário e empresa e sindicato.

Ser gestor de recursos humanos exige muito conhecimento, organização e sensibilidade para motivar os colaboradores a buscarem um desempenho cada vez melhor. Esse profissional pode atuar no setor público e em empresas de vários segmentos (indústria, comércio, tecnologia da informação etc.)

Esteja atento à faculdade onde fará o curso

São muitas as atribuições do gestor de recursos humanos em uma corporação. Por isso, fazer o curso superior de gestão de Recursos Humanos em uma instituição alto nível é fundamental para chegar ao mercado de trabalho bem preparado e qualificado.

Centro Universitário Barão de Mauá se destaca por ter um excelente curso superior de gestor de RH, pois atingiu a nota 4 na avaliação do MEC. Além disso, tem 15 anos de tradição no mercado e um corpo docente bastante qualificado e que entende as principais tendências da área.

Esse fator é imprescindível para o estudante compreender como funciona o segmento em que pretende trabalhar no futuro. Também é um grande diferencial para o aluno se adaptar às exigências das empresas e conseguir um excelente rendimento.

E aí, entendeu como funciona a gestão de Recursos humanos? Neste artigo nós também vimos as atividades desse setor e a importância de uma faculdade experiente.

Se você quer mais informações ou tirar dúvidas sobre os nossos cursos, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo a ser um profissional de sucesso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *