Tire as suas dúvidas sobre especialização em educação inclusiva

A educação no Brasil é um direito social garantido por lei e que prevê o ensino de qualidade a todos os cidadãos. Para atingir a democratização da educação sem discriminações, a especialização em educação inclusiva propõe que todos tenham o direito de ir à escola independentemente de suas deficiências ou dificuldades.

Para tanto, ainda que a lei garanta a acessibilidade à escola, sendo ela um direito básico e obrigatório, é muito importante que os profissionais da educação estejam preparados para atender a essas necessidades de forma adequada e respeitosa.

Se você quer entender melhor sobre o assunto, continue a leitura e descubra mais sobre a especialização em educação inclusiva!

Por que fazer essa especialização?

A educação inclusiva vai muito além de simplesmente os alunos se matricularem em uma escola e manterem suas frequências em sala de aula. Sendo assim, para que a inclusão de alunos seja feita de forma adequada, uma instituição de ensino precisa ter à disposição profissionais preparados para atender a todas as especificidades.

A educação destinada a alunos com algum tipo de necessidade especial requer dos profissionais da educação competências e práticas para compreender as dificuldades e proporcionar aos alunos a construção do conhecimento, valorizando a diversidade e garantindo o direito à educação de qualidade para todos.

Nesse sentido, a especialização em educação inclusiva, além de capacitar o profissional para uma atuação de qualidade e eficiência, ainda pode abrir as portas para o mercado de trabalho, visto que essa especialização pode ser um grande diferencial no currículo.

Outro ponto que ainda pode ser ressaltado na importância da especialização em educação inclusiva é que ela pode agregar pontos em provas de títulos caso o profissional queira seguir a carreira pública por meio de concursos.

Como é a grade do curso?

A especialização em educação inclusiva segue um programa que abrange conhecimentos e conceitos da educação na perspectiva da Educação Inclusiva e os sujeitos envolvidos nesse processo.

No caso do Centro Universitário Barão de Mauá, a especialização pode ser feita no formato de educação a distância, realizada em 6, 12 ou 18 meses, contabilizando 450 horas.

O objetivo maior do curso é oferecer a formação continuada de profissionais inseridos no ensino regular ou que desejam trabalhar em salas com recursos para o atendimento educacional especializado (AEE).​

Credenciado pelo MEC, o curso apresenta as seguintes disciplinas em sua grade:

  • Fundamentos e Políticas Públicas para Educação Especial e Inclusiva;

  • Caracterização dos Diferentes Tipos de Deficiência e suas Especificidades;

  • Atendimento Educacional Especializado para as Diversas Deficiências  (Intelectual, Física/Neuromotora, Visual; Surdez e Surdocegueira; Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades);

  • Práticas de Ensino, Tecnologia Assistiva e Avaliação;

  • Metodologia da Pesquisa Científica;

  • Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional;

  • Desenvolvimento e Aprendizagem ao Longo do Ciclo Vital;

  • Metodologia de Ensino: Espaços Escolares, Acadêmicos e Profissionais;

  • Tendências Pedagógicas: Ressignificando os Sentidos da Prática Docente.

O seu diferencial está em mostrar qual é a atuação dos profissionais, os recursos educacionais/tecnológicos e clientela a ser atendida nas escolas e diversos contextos inclusivos, reforçando sempre a política brasileira de educação inclusiva e educação para todos.

É certo que os profissionais da educação precisam se atualizar constantemente para atender aos novos desafios impostos pela sociedade e também para garantir a democratização dos direitos a todos os cidadãos.

Sendo a educação inclusiva uma área que ainda necessita de muitos profissionais qualificados, fazer o curso de especialização em educação inclusiva torna-se fundamental para os dias de hoje e um grande diferencial na carreira profissional.

E então, gostou do nosso post? Se você deseja fazer um curso de especialização em educação inclusiva, não perca tempo e entre em contato com nossa empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *