Conheça 4 filmes essenciais sobre educação

O cinema inspira, diverte e emociona — isso é fato. Porém, ele também tem a capacidade de ir além do entretenimento e contar histórias, sejam elas reais ou fictícias, que mostrem o impacto dos educadores na sociedade e o papel transformador que o ambiente escolar tem para a formação de crianças e jovens.

Pensando nisso, neste post, listamos quatro filmes sobre educação que você não pode deixar de assistir. Confira quais são eles!

1. A sociedade dos poetas mortos

O primeiro deles é “A sociedade dos poetas mortos”, com o brilhante e inesquecível Robin Williams no papel de John Keating. 

O longa retrata um internato chamado Welton Academy, famoso nos Estados Unidos pelo ensino de qualidade e, acima de tudo, pelo excesso de regras que ditam a rotina dos estudantes.

Porém, tudo muda quando John se torna professor do local e decide adotar uma didática diferente, que busca não só transmitir o conhecimento, mas instigar o senso crítico dos jovens. 

A partir de então, ele passa a ser perseguido e os alunos se tornam seus principais defensores, montando um clube em homenagem ao educador.

2. A voz do coração

Já “A voz do coração” apresenta a história de Pierre Morhange, que retorna à cidade onde nasceu e cresceu e passa a relembrar sua infância e juventude. A partir de seus flashbacks, vemos como um professor em especial marcou a vida do grande maestro ao insistir e persistir que ele participasse de um coral no colégio e desenvolvesse o talento musical que tinha.

Com isso, o longa faz diversas reflexões sobre como os educadores podem influenciar positivamente os alunos e ajudá-los a trilhar uma trajetória de sucesso.

3. Escritores da liberdade

Outro filme sobre educação que não poderia faltar nesta lista é “Escritores da liberdade.

Baseado em acontecimentos reais, ele acompanha o trabalho de Erin Gruwell em uma escola na periferia da Califórnia, onde ela encontra uma instituição completamente desestruturada e com uma forte segregação racial e étnica, que impera tanto nas salas de aula quanto nos corredores.

Mesmo diante desse cenário caótico, Erin não se abala e decide se esforçar para melhorar a qualidade de ensino e o aprendizado dos alunos.

4. Entre os muros da escola

O último filme da nossa lista é “Entre os muros da escola”, que se passa em um colégio na periferia da capital francesa. 

Ao longo da produção, acompanhamos como os professores da instituição — em especial o protagonista, François Martin — lidam não só com problemas estruturais para lecionar no dia a dia, mas principalmente com alunos que sofrem com abuso doméstico, racismo, bullying etc.

É uma história forte, que mostra a importância dos docentes e como a educação pode resgatar e transformar jovens marginalizados e renegados socialmente.

Como você viu, não faltam bons filmes sobre educação que abordam como a relação aluno-professor é transformadora e pode trazer resultados positivos para toda a sociedade. Por isso, não deixe de assistir a todos eles!

Gostou deste post? Então, aproveite para conhecer mais sobre as tendências pedagógicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *