Como formar equipes eficientes

Uma equipe deve funcionar como uma engrenagem. A parte técnica deve estar em dia, mas ela só acontece se  todos os participantes estiver presente.
Para trabalharem em equipe, as pessoas não precisam apenas de competências técnicas, mas também comportamentais, tais como: comunicação, iniciativa, orientação para aprender, autoconfiança, tenacidade, raciocínio crítico, colaboração e capacidade de negociação.
O consultor britânico Khoi Tu, na matéria divulgada no site da Época Negócios afirma que há alguns fatores que levam uma equipe ter resultados extraordinários:
– Formar times que saibam por que ele é necessário;
– Constituir equipes por pessoas com diferentes atitudes e habilidades;
– Escolher as pessoas certas que respondam as tarefas executadas;
– Líderes que flutuem entre os estilos controlador, treinador, consultor e colaborador.
A especialista em gestão de pessoas, Adriana Gomes, na matéria divulgada na Exame ressalta que ao elaborar o perfil do seu novo funcionário, é preciso não exagerar no grau de exigência e nas competências a ponto do perfil se tornar o de um super homem ou uma super mulher. Afinal, profissionais assim não são encontrados.
Segundo a reportagem “Como formar equipes empreendedoras dentro de sua empresa”, do Canal do Empreendedor, formar uma boa equipe é fundamental para garantir a construção de um grande negócio. A questão é achar as pessoas certas para os lugares certos, refletir sobre a visão de mundo desses funcionários e os atributos que eles devem apresentar para se ajustarem à personalidade da marca/empresa.