Como aprimorar minhas habilidades como gestor escolar?

Engana-se quem pensa que apenas oferecer um ensino de qualidade é o suficiente para garantir o sucesso de uma escola. Embora esse seja o seu propósito principal e fundamental, há diversas questões que interferem na saúde e na sobrevivência da instituição, fazendo das habilidades de um gestor escolar uma peça-chave no que diz respeito ao ambiente acadêmico.

A satisfação dos professores, a taxa de inadimplência, os investimentos necessários e as finanças como um todo são apenas alguns dos fatores que os gestores precisam estar atentos.

Vamos à algumas dicas?

Preocupar-se com o aprendizado dos alunos

Que o aprendizado dos alunos é o ponto mais importante de uma escola todo mundo já sabe. Por essa razão, é fundamental que os gestores estejam por dentro do que está acontecendo nas salas de aula.

Quando esse acompanhamento não existe, a tendência é de que os professores fiquem um tanto quanto frustrados. No entanto, esse atributo é algo fácil de se adquirir, basta basicamente:

  • conversar frequentemente com os alunos;
  • andar pelos ambientes da escola;
  • estar em contato com os professores e outros colaboradores;
  • fazer reuniões de acompanhamento.

Essas simples ações auxiliarão, e muito, nas tomadas de decisão, o que certamente contribuíra para o crescimento da escola.

Saber trabalhar com metas e objetivos

Umas das características mais apreciadas nos gestores é a capacidade de trabalhar com metas e objetivos. Pense bem: como você melhoraria o desempenho de uma escola sem definir os “alvos” para atingir?

As metas e os objetivos servem justamente para isso: a partir das deficiências encontradas deve-se definir o que fazer para corrigi-las, e sem um bom direcionamento isso se torna uma tarefa mais difícil.

Desenvolver essa habilidade é um exercício que se baseia no pensamento de sempre buscar melhorias. No meio acadêmico, isso se resume ao diálogo com os funcionários, visando elaborar estratégias e propostas que tragam benefícios à escola.

Saber ouvir

Saber ouvir é uma obrigação de todo e qualquer gestor escolar. Ao estar sobre um cargo de liderança, essa característica é indiscutivelmente uma das mais importantes.

Sugestões ou reclamações por parte dos funcionários devem ser ouvidas, assim como as dos alunos. É claro que às vezes elas serão impraticáveis, mas é necessário ouvi-las e analisá-las, já que possivelmente podem melhorar o ambiente da escola.

Para adquirir essa capacidade, mantenha-se aberto a novas e ideias e possibilidades, lembrando-se de que a opinião dos outros também vale. Em outras palavras: ouça!

Ser hábil na interpretação dos números

Conforme mencionamos, o sucesso de uma escola não depende exclusivamente da qualidade do ensino. A parte financeira e contábil são tão importantes quanto, afinal, uma boa administração dos fundos é o que garante os investimentos e os pagamentos em dia.

Por isso, entre as habilidades de um gestor escolar deve estar a interpretação dos números, pois só assim será possível tomar as decisões mais adequadas. Aqui, matricular-se em um curso na área de gestão e educação é o mais indicado para se obter essa capacidade.

Comportar-se como um aprendiz

O “saber tudo” não tem espaço em lugar algum, inclusive nas escolas. É essencial que você compreenda a necessidade do aprender.

Uma dica para ajudar é manter a mente aberta e curiosa. Para concluir, vale repetir que as habilidades de um gestor escolar correspondem a um fator primordial para o bom funcionamento da escola.

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