Conheça 4 desafios da educação infantil no Brasil

Ter acesso ao ensino básico é um direito de todos. Na prática, porém, a realidade é outra. De acordo com os dados do último Censo Escolar, existem 2,8 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola. Isso quer dizer que há muitos desafios para a educação infantil e ensino fundamental brasileiro.

E ainda tem mais: segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o Brasil tem a impressionante marca de 12,9 milhões de analfabetos. 

Com essas informações, fica evidente que o país precisa melhorar — e muito — no âmbito educacional, e são vários os obstáculos que precisam ser superados.

Conheça 4 desafios da educação infantil no Brasil:

1. Melhorar a infraestrutura

Não há dúvidas que a infraestrutura das escolas primárias já evoluiu quando comparada a décadas atrás. Entretanto, há muito ainda a ser feito. Atualmente, grande parte das escolas não conseguiram atingir o ideal, oferecendo um local inadequado para ter um ensino de qualidade.

Não são raros os casos em que instituições de ensino, por exemplo, apresentam quadras de esporte, laboratórios, cantinas e até mesmo bibliotecas em estado degradável — isso quando possuem tais espaços. 

Acredite: somente 4,5% das escolas públicas possuem todas as dependências necessárias, seguindo o que está previsto em lei.

2. Aumentar o número de vagas

Outro ponto que precisa de atenção é a quantidade de vagas disponíveis na educação infantil. Afinal, muitas pais querem sim oferecer a possibilidade de suas crianças estudarem, porém, as escolas não conseguem disponibilizar vagas para todos.

Vale destacar que a educação infantil é obrigatória há mais de 7 anos. Contudo, a lei não foi o suficiente para garantir espaço a todos que precisam. 

Portanto, para melhorar a educação de forma geral, um dos primeiros passos é aumentar a oferta de vagas nas escolas básicas, principalmente nas instituições de ensino de tempo integral. 

3. Proporcionar uma equipe de docentes qualificada

Não é novidade que os professores recebem um salário injusto, fator que inclusive já foi pauta de diversas greves no setor educacional. Tal característica faz com que os docentes mais qualificados busquem outras propostas e alternativas, que forneçam uma remuneração adequada

Com a desvalorização profissional, nota-se então não só a falta de professores competentes no mercado como também a má formação daqueles que atuam na área.

Existem professores do ensino infantil, por exemplo, que não possuem sequer uma graduação para praticar a atividade (quem dirá então uma pós-graduação).

4. Oferecer material didático de qualidade e em boa quantidade

Esse é mais um ponto que precisa ser revisto pelos órgãos competentes. Há instituições de ensino — desde o primário até ensino médio — que não proporcionam aos alunos a quantidade de material necessária para o ano letivo, levando a um revezamento de materiais por parte dos próprios alunos. 

Acha que é só? Saiba que ainda tem mais. Alguns livros didáticos possuem erros graves e, às vezes, apresentam pouco conteúdo educacional. Assim, cabe ao professor se virar para garantir o aprendizado do aluno. Mas, convenhamos, o processo poderia ser muito mais simples e fácil se houvesse o devido material, certo?

É necessário contornar não só esses desafios na educação infantil no Brasil, mas vários outros. Somente assim será possível ofertar um ensino realmente eficiente e de qualidade.

Agora é a sua vez de falar! Concorda com esses desafios? Acrescentaria mais algum à nossa lista? Conte pra gente aqui nos comentários!