3 sinais de que é hora de mudar de carreira!

Mudar de carreira nunca é uma decisão fácil, e que geralmente vem acompanhada de muitas dúvidas. No entanto, fazer essa mudança pode ser uma atitude benéfica tanto em questões financeiras, quanto em saúde mental. E isso vem se tornando cada vez mais comum no mundo corporativo.

O próprio mercado de trabalho já valoriza a multidisciplinaridade, uma prática frequente nas empresas. Quanto mais competências o profissional tiver, melhor. E aqueles que investem em formação continuada têm mais facilidade em assumir outras carreiras ao sentir necessidade de transformar a vida profissional.

Para obter sucesso, o processo deve ser planejado, e o primeiro passo é identificar os sinais de que chegou a hora da reviravolta. Conheça agora os três principais! 

1. Falta de perspectiva no trabalho

Não é incomum que o desejo de mudar de carreira seja despertado pelo empregador. A falta de perspectiva no trabalho faz com que muitas pessoas procurem por outra formação ou invistam em uma pós-graduação que direcione para um caminho totalmente oposto ao trilhado até agora.

Tal situação não deve ser vista de forma negativa. Muitas vezes, esse é o impulso que faltava para despertar um talento adormecido ou um desejo que você nem sabia que existia.

2. Desânimo com as funções atribuídas

A multidisciplinaridade é uma característica bastante útil para empresas e profissionais. Do lado do contratante, ela proporciona que os colaboradores possam inovar e desempenhar suas atividades de maneira diversificada, explorando todo o seu potencial. 

Para os profissionais, ela contribui para que percebam que talvez haja um problema com as atuais funções atribuídas ao seu cargo — especialmente quando conhecem a realidade de outras áreas. Por exemplo, um contador que resolve expandir seu conhecimento investindo em um MBA sobre tributos  pode desanimar do seu atual trabalho por almejar os desafios vividos na pós-graduação. 

3. Desinteresse pela área

Você ama seus colegas, adora a função que exerce, tem um salário ok, mas sente que a profissão escolhida não traz mais o mesmo prazer, pois não há mais nada de novo a aprender. Pode ser que tenha chegado à hora de mudar de carreira. 

Uma ótima forma de saber se você realmente não tem mais interesse em continuar na área atual é buscar pela formação continuada. Além de atender aos aspectos da multidisciplinaridade, ajuda a descobrir uma nova paixão relacionada à vida profissional.

De repente, você pode descobrir que deseja andar na direção totalmente oposta: deixar as exatas para se dedicar à saúde, abandonar um alto cargo para começar do zero a vida de professor ou vice e versa. O importante é agir de maneira planejada e consciente. 

Mudar de carreira é uma decisão importante e que exige cautela. Por isso, a formação continuada é um caminho seguro para que isso possa acontecer de maneira até mesmo natural, seja na empresa para a qual você trabalha atualmente ou em outra. Invista!

Identificou-se com as questões apontadas neste artigo e conhece alguém que está com as mesmas dúvidas que você? Compartilhe o post em suas redes sociais e convide essa pessoa para fazer uma leitura.