Porque fazer pós-graduação em gastronomia e como se destacar

O mercado de trabalho exige atualização constante e foco na melhoria contínua. Para manter a excelência dos serviços realizados, é fundamental buscar novos conhecimentos e investir na capacitação profissional. Se você tem interesse em atuar no segmento de restaurantes, vale a pena fazer uma pós-graduação em Gastronomia.

Essa iniciativa vai ajudá-lo a encontrar alternativas para oferecer um serviço diferenciado, o que aumenta as chances de se destacar e obter um reconhecimento. Neste post, destacaremos fatores ligados ao mercado de trabalho em gastronomia, detalhes sobre o curso de pós-graduação nessa área e os benefícios de apostar em uma capacitação de alto nível. Confira!

As oportunidades de trabalho na área

Para quem trabalha com gastronomia, é possível conseguir emprego em vários estabelecimentos, como bares, buffets, restaurantes, indústrias e hospitais. Esse setor está em evidência atualmente no Brasil. Um dos motivos são os programas televisivos, como os reality shows, que mostram como o conhecimento é imprescindível para a elaboração de refeições de alta qualidade.

A remuneração dos profissionais da área varia de acordo com a empresa e o nível de experiência. Em média, o salário de um chef de cozinha, no Brasil, é de quase R$ 3 mil. Vale destacar que os profissionais mais renomados do setor podem ganhar um salário superior a R$ 10 mil.

Com uma pós-graduação em Gastronomia, o profissional tem um currículo mais enriquecido e pode pensar em montar o próprio negócio, pois o conhecimento adquirido na capacitação contribui para ter mais noção de empreendimento.

O curso de pós-graduação em Gastronomia

É muito importante escolher uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) para fazer uma pós. O Centro Universitário Barão de Mauá se destaca por contar com docentes muito qualificados e uma infraestrutura de alto nível. Esses fatores têm chamado bastante a atenção dos estudantes.

Um bom exemplo disso é a pós-graduação em Gastronomia Brasileira: a busca das raízes da cozinha do interior do Brasil. Com duração de 24 meses, o curso oferece uma grande variedade de disciplinas para os estudantes, como as características da cozinha de diversas regiões do país, a produção de bebidas alcoólicas regionais, sustentabilidade, planejamento e finanças, entre muitos outros.

curso apresenta como diferencial a abordagem dos ingredientes e dos métodos de preparação de alimentos oriundos do interior do Brasil. Além disso, proporciona aos estudantes um contato mais direto com as diversas modalidades de cozinhas existentes no país, como a:

  • caipira (Minas e São Paulo);
  • ribeirinha (Amazonas e Pará);
  • pantaneira (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul);
  • sertaneja (Nordeste).

As vantagens de fazer uma pós-graduação

Há vários benefícios de investir em uma pós-graduação. Um deles é o desenvolvimento profissional por meio da aquisição de novos conhecimentos. Outra vantagem é a oportunidade de ampliar a rede de contatos, o que contribui para ter mais acesso a novas oportunidades de trabalho.

Uma especialização também é muito relevante para aumentar o salário, porque possibilita que o trabalhador esteja mais qualificado para assumir novas responsabilidades e apresentar um desempenho acima da média.

Com certeza, apostar na pós-graduação em Gastronomia do Centro Universitário Barão de Mauá é uma iniciativa válida para conquistar uma posição de prestígio no mercado de trabalho e superar as expectativas dos clientes.

Se você estará interessado em conhecer os nossos cursos de pós, entre em contato agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!