Veja como fazer um bom networking e se desenvolver profissionalmente

Networking e sucesso profissional são dois termos que estão intimamente ligados. Fazer contato com as pessoas certas, ser simpático e ser lembrado por pessoas do seu círculo profissional podem garantir boas posições, promoções e, consequentemente, ótimos avanços na carreira. Se você quer evoluir no trabalho, fazer networking é fundamental.

Se você tem noção da importância de ter bons contatos, mas ainda não sabe como fazê-lo, continue a leitura deste post. Abaixo, você confere algumas dicas para estabelecer ótimas relações e desenvolver melhor seu lado profissional. Confira!

Aproveite situações como cursos

Se você é daquelas pessoas que vão aos cursos e ficam caladas, é melhor rever suas atitudes. Se quiser fazer networking, esses momentos devem ser aproveitados para conhecer pessoas, se apresentar e deixar a sua marca.

No caso dos cursos, aproveite os intervalos para falar com aquela pessoa que está sozinha ou até mesmo com um grupo. Essas pessoas são do mesmo círculo profissional que você e podem ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

E engana-se quem pensa que só nos cursos presenciais o networking é feito. Os de Educação à Distância –  EAD – também oferecem uma boa plataforma para se comunicar e conhecer os colegas e professores. Portanto não há desculpas para não fazer contatos!

Tenha sempre um cartão de visita com você

Conheceu uma pessoa nova? Dê um cartão seu a ela! Pode ser em uma palestra, curso, reunião ou até mesmo na empresa, se você trabalha em um lugar com muitos funcionários. Você nunca sabe quando vai fazer contatos, por isso, tenha sempre mais de um cartão de visitas com você para distribuir.

Preste atenção no que as pessoas falam

Melhor do que estabelecer boas relações é manter a qualidade delas, certo? Por isso, esteja sempre atento ao que a pessoa diz, até para conseguir fazer ganchos e retomar um contato no futuro, relembrando alguma necessidade que ela comentou ter, caso você tenha encontrado uma possível solução.

Essas atitudes fazem com que as pessoas olhem você como um profissional atento, cuidadoso e prestativo, características excelentes no mercado de trabalho.

Marque presença também no mundo virtual

Muitas vezes a correria é tanta que só é possível manter contato com os amigos no mundo virtual, não é mesmo? Então, que tal expandir essas conversas para o mundo profissional? Usando as ferramentas e redes corretas, você também pode ser lembrado por meio do contato virtual.

Use as redes sociais voltadas para o networking, como o LinkedIn, por exemplo, para parabenizar aquele colega pelo novo emprego ou até mesmo para perguntar a um contato como vão as coisas. O importante é falar pelo canal certo e, dessa forma, ser sempre lembrado.

Participe das conversar com temas relevantes

Outra dica muito importante é que você seja lembrado por trazer informações e temas relevantes para as discussões. Evite ser aquela pessoa que sempre reclama de algo ou que fala mal de algum colega.

Esteja sempre atento às novidades da sua área para ter sempre novidades e opiniões que sejam importantes para as pessoas com quem trabalha ou quer trabalhar.

Fazer networking e manter contato com as pessoas é um desafio muito importante nos dias de hoje, em que não vale somente ter um bom currículo, mas sim mostrar habilidade com relacionamentos interpessoais.

Agora que você já sabe mais sobre o networking, confira aqui algumas informações importantes sobre a autogestão de carreira e fique pronto para o sucesso!

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