Saiba agora como funciona trabalhar com finanças corporativas

Você já se formou em Administração, está empregado, mas quer sair da sua zona de conforto e buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho? Já pensou em se especializar em finanças corporativas? Essa tem sido uma das áreas profissionais mais promissoras para administradores e contadores.

Em um período de instabilidade na economia brasileira, as empresas têm necessidade de atingir melhores resultados e se expor menos aos riscos do mercado. É justamente aí que entra a figura dos especialistas em finanças corporativas.

Esse campo de trabalho carece de profissionais bem qualificados, o que o torna promissor e próspero não só no presente, mas também para os próximos anos. Tem interesse em se especializar nessa área? Descubra abaixo como é trabalhar com finanças corporativas!

Conceito de finanças corporativas

Finanças corporativas é a área de conhecimento que trata dos temas relacionados à administração dos recursos financeiros das organizações e empresas. Essa especialização está diretamente relacionada aos setores de Administração, Contabilidade e Economia.

Pode-se dizer que a administração de finanças é uma ferramenta que visa aumentar a eficiência das atividades, tais como:

  • planejamento, orçamento e previsões;
  • obtenção de recursos;
  • gestão das contas a receber e pagar;
  • estudo de investimentos;
  • concessão de crédito para clientes e análise de riscos.

A gestão de finanças corporativas é vista como o combustível das empresas, pois é responsável por proporcionar o funcionamento correto, sistêmico e sinérgico do seu setor financeiro.

As atividades dessa área objetivam maximizar os investimentos e os seus lucros, mas, antes de qualquer coisa, têm como finalidade controlar a entrada e saída dos recursos. A sua meta principal é garantir a viabilidade do negócio, bem como a sua estabilidade financeira e desenvolvimento.

Tendências de crescimento de mercado

O segmento de finanças corporativas se mostra favorável para quem deseja ingressar nessa área. A complexidade do mercado financeiro proporcionada pela instabilidade atual, juntamente à competitividade e dinamismo no setor empresarial, obriga as companhias a buscar serviços dos profissionais especializados na área.

Em um período de desconfiança da economia no país, em que muitas empresas enxugam o seu quadro de funcionários, nas finanças corporativas acontece o contrário. Isso porque, as companhias necessitam desses profissionais para impedir que ocorram crises no seu departamento financeiro.

O objetivo é sempre solucionar problemas já instalados ou desenvolver estratégias para elas possam passar por esse momento correndo menos riscos. Nesse sentido, o especialista em finanças corporativas ocupa um papel essencial nas organizações.

Por isso, a tendência é que ele saia do bastidor e participe ativamente das análises de risco, ajudando o negócio a alcançar custos melhores e a atingir resultados que o impactem positivamente.

Formato do trabalho em finanças corporativas

Os profissionais de finanças corporativas cuidam da saúde das empresas. Portanto, as suas principais atividades estão relacionadas a descobrir como aumentar o valor da organização.

A partir dos resultados obtidos pelas finanças empresariais, é possível tomar decisões mais embasadas sobre investimentos, dividendos e financiamentos. As questões que o profissional ajuda a solucionar são:

  • Como usar recursos escassos para potencializar as receitas e diminuir as despesas?
  • Quais as melhores formas de adquirir recursos?
  • O que fazer com os seus lucros? Quanto reinvestir na empresa e quanto deve ir para o bolso dos proprietários?

Basicamente, o trabalho consiste em direcionar melhor as finanças das organizações, tendo como finalidade otimizar o aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis.

Perfil de quem pode se especializar na área

especialização em finanças corporativas pode ser feita por profissionais de todas as áreas. No entanto, essa qualificação é mais indicada para administradores, contadores e economistas pelo fato de terem afinidade e estarem habituados com a gestão de finanças.

Também é importante que os interessados nessa área tenham a capacidade de planejamento, percepção e prevenção de futuro para gerar resultados efetivos para as empresas.

O campo de finanças corporativas oferece múltiplas oportunidades de emprego e crescimento para os especialistas. Para conquistar o seu espaço nesse mercado carente de profissionais bem capacitados, investir em uma boa formação faz toda a diferença no seu currículo.

Quer ser bem-sucedido em finanças corporativas? Veja como isso é possível com o MBA em Controladoria e Finanças da Barão de Mauá