Pós em educação ambiental: como é o curso e em quais áreas atuar

O setor público e a iniciativa privada reconhecem que o cuidado com o meio ambiente é indispensável para proporcionar uma boa qualidade de vida para a população. Esse é um dos aspectos que favorecem os profissionais que buscam fazer uma pós-graduação em Educação Ambiental.

Hoje, há uma grande demanda por especialistas que conhecem os procedimentos necessários para a preservação do meio ambiente. Muitas empresas estão investindo em ações que têm como prioridade conservar a natureza e melhorar o relacionamento com a comunidade ao redor, o que fortalece a marca.

Neste post, destacaremos com funciona o curso de pós em educação ambiental e as oportunidades de trabalho nessa área. Confira!

Entenda como é a pós-graduação

Com o avanço tecnológico, muitos estudantes optam pelos cursos na modalidade a distância. De olho nessa tendência, o Centro Universitário Barão de Mauá oferece uma pós-graduação em Educação Ambiental no formato EAD.

Os alunos podem concluir o curso no período de 12 a 18 meses, desde que cumpram a carga horária de 450 horas. A capacitação pretende fazer com que os estudantes aproveitem o conhecimento teórico adquirido para aplicar nas escolas. Em outras palavras, o foco é fazer com que os professores tenham mais condições de transmitir para os alunos dos ensinos fundamental e médio informações sobre como deve ser preservado o meio ambiente.

Com o objetivo de formar profissionais mais engajados com a responsabilidade socioambiental, a pós aborda diversos temas, como:

  • histórico da Educação Ambiental no mundo e Brasil;
  • interações homem/ambiente;
  • questões de política ambiental;
  • sugestões de ideias em práticas pedagógicas, vídeos e leituras;
  • técnicas educacionais.

Grade Curricular

Esses assuntos são debatidos durante as aulas que abrangem várias disciplinas, por exemplo:

  • Ambiente e Sociedade;
  • Concepções Filosóficas e Sociológicas da Educação Ambiental;
  • Desenvolvimento e Aprendizagem ao Longo do Ciclo Vital;
  • História, Legislação e Políticas Públicas em Educação Ambiental;
  • Metodologia de Ensino: Espaços Escolares, Acadêmicos e Profissionais;
  • Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental;
  • Práticas Reflexivas em Solução de Problemas: Oficina Interdisciplinar de Criatividade e Inovação;
  • Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento;
  • Tendências Pedagógicas: Ressignificando os Sentidos da Prática Docente.

A especialização em Educação Ambiental do Centro Universitário Barão de Mauá é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e busca apresentar os conceitos mais adotados na área. Dessa forma, atua na qualificação dos alunos para o mercado de trabalho.

Veja quais atividades podem ser exercidas

Se você está pensando em fazer a pós-graduação em Educação Ambiental, é recomendado saber que atividades podem ser exercidas por aqueles que atuam no segmento. Uma delas consiste nos trabalhos direcionados para a recuperação de regiões degradadas.

O profissional especializado elabora relatórios e participa da criação de iniciativas que priorizam recuperar a biodiversidade das áreas que foram desmatadas ou poluídas. Ele também acompanha a implementação dos projetos para que as ações atinjam os resultados previstos.

Educação Ambiental

Outra atribuição importante para quem trabalha com a questão do meio ambiente é a criação de programas de educação ambiental. São elaborados materiais que orientam o público-alvo sobre os cuidados necessários para cuidar da natureza. O profissional também pode ministrar palestras em escolas e em comunidades para conscientizar as pessoas de necessidade de combater o desmatamento e a poluição.

Acompanhamento de licenças

Diversas companhias querem a certificação ISO 14000 para conquistar uma maior credibilidade junto aos stakeholders. Para obtê-la, uma empresa necessita controlar a emissão de poluentes a geração de resíduos, de acordo com a legislação ambiental e as regras estipuladas pela ISO. Esse monitoramento só pode ser feito por um profissional capacitado para atuar no setor de meio ambiente.

É inegável que fazer uma pós-graduação em educação ambiental amplia consideravelmente as oportunidades de trabalho. Contudo você precisa assimilar o conteúdo da capacitação para executar os serviços com precisão e eficiência.

Ficou interessado em conhecer as pós oferecidas pelo Centro Universitário Barão de Mauá? Então não perca tempo e entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo a investir na sua carreira!