Gestão de recursos humanos: 5 características fundamentais!

A gestão de recursos humanos tem como atribuições planejar e acompanhar as atividades de recrutamento e seleção em uma companhia. Além disso, é responsável por elaborar o plano de cargos e salários, cujo foco é a retenção de talentos.

Outra atribuição é desenvolver o programa de treinamento com o objetivo de capacitar empregados. O setor também atua para a formação de líderes que contribuirão para engajar funcionários e melhorar a produtividade.

Hoje, os gestores ainda devem ter como característica marcante a empatia, que consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro e ajudá-lo a superar dificuldades. Neste post, destacaremos 5 iniciativas fundamentais para as lideranças alcançarem bons resultados. Confira!

1. Disposição para resolver problemas

Fugir das dificuldades é um dos erros da gestão de recursos humanos. Essa postura fará com que os funcionários fiquem ainda mais irritados. O melhor é promover o diálogo entre os diversos setores da empresa.

Também é recomendado propor soluções para as demandas serem resolvidas da melhor forma possível. A proatividade precisa fazer parte da rotina de qualquer profissional que almeja uma posição de destaque.

2. Pensamento estratégico

Não basta pensar em ações para o presente, o RH tem a obrigação de visualizar o que pode ser feito para a companhia estar mais forte no futuro. Para isso, é fundamental pensar nas capacitações mais adequadas para os colaboradores.

Outra medida é priorizar a preparação de novas lideranças que serão importantes para guiar a organização nos próximos anos. O ideal é que o setor de Recursos Humanos tenha o próprio planejamento estratégico, que deve estar alinhado com os objetivos da marca.

3. Investimento contínuo na formação

Mesmo que a empresa tenha dificuldades de investir pesado em capacitações, o RH pode encontrar alternativas para reduzir custos com treinamentos, sem deixar de oferecer opções para o empregado buscar a melhoria contínua.

A gestão de recursos humanos precisa ter como um dos seus pilares um programa de cursos voltados para o aperfeiçoamento das equipes. Essa montagem deve envolver todos os gestores, para que a iniciativa atinja os objetivos esperados.

4. Boa comunicação

Se as atividades não forem apresentadas com clareza, os riscos de haver erros serão bem maiores. Para evitar isso, é fundamental apostar em uma comunicação transparente com o uso de vários canais.

Uma empresa necessita se comunicar de forma inteligente com os funcionários. Esse é o melhor caminho para motivar a equipe e criar um ambiente favorável à inovação. A gestão de recursos humanos tem a obrigação de explicar detalhadamente os direitos e deveres de cada trabalhador.

Essa ação pode ser feita utilizando os veículos de comunicação internos (intranet, informativos, jornal, mural, TV corporativa etc.). Também é importante promover reuniões que sejam esclarecedoras e contribuam para manter a harmonia da equipe.

5. Foco em tecnologia

O avanço tecnológico deve fazer parte da estratégia de Recursos Humanos em qualquer instituição. Hoje, as empresas necessitam apostar em sistemas que facilitem o acesso a informações sobre o histórico profissional do empregado e identifiquem oportunidades de melhoria.

O investimento em tecnologia é válido para o funcionário conhecer seus direitos e deveres. Por isso, é recomendado apostar em ferramentas que permitam, por exemplo, acompanhar o ponto, solicitar folgas e agendar capacitações internas. Melhorar a qualidade de vida no trabalho é crucial para elevar o nível de satisfação da equipe.

Por fim, é importante lembrar que a gestão de recursos humanos tem a obrigação de estar atenta às principais tendências do mercado. Essa postura é imprescindível para uma empresa oferecer melhores condições para os funcionários serem mais produtivos e felizes. Pensando nisso, recomendamos que assistam aos filmes “Monstros S.A” e “Invictus”, que abordam, respectivamente, a importância da comunicação e da liderança.

Também indicamos ler as obras “Como Fazer Amigos e Influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, e “Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey. A primeira destaca o poder da liderança e da persuasão. A segunda mostra como conciliar a vida pessoal com a carreira.