Veja quais são as áreas de atuação para o professor de história

A interpretação, compreensão do contexto e análise do passado de grupos, indivíduos, movimentos sociais, regiões, instituições e países nas áreas da política, cultura, economia e arte é fundamental para a evolução de qualquer sociedade. Nesse sentido, a figura do professor de História é imprescindível para a formação de uma população.

graduação em História dura quatro anos e após o curso o estudante pode escolher a modalidade de bacharel ou licenciado. O mercado de trabalho para a área é bastante receptivo, uma vez que tem baixa concorrência. Para ser um historiador é necessário ser um curioso nato, gostar muito de ler e observar os acontecimentos ao redor do mundo.

Tem interesse nessa profissão? Ao se formar saiba que a sua atuação não se resumirá em dar aulas, pois há um vasto campo de possibilidades a serem exploradas. Conhecer tais oportunidades o ajudará a escolher uma atividade adequada ao seu perfil e construir uma carreira de sucesso.

Quer estudar História? Confira, abaixo, quais serão as suas opções de trabalho nesse ramo!

Atuar como professor de História em sala de aula

Se optar pela licenciatura em História, você poderá dar aula para alunos do ensino fundamental e médio, além de estar apto a assumir cargos de direção da escola. Já os bacharéis que fazem mestrado também podem seguir a carreira de docência, dando aula para turmas do ensino superior.

Preservar patrimônios históricos

Para quem gosta de pesquisar, uma alternativa é trabalhar com a preservação de patrimônios históricos, de modo a preparar, selecionar, reconhecer e organizar documentos históricos para compor acervos de museus e centros de documentação.

Levantar dados e produzir textos em editoras e produtoras

O interesse pela indústria cinematográfica e literária tem crescido no Brasil, o que resulta numa maior produção de materiais que contam a nossa história. Nesse setor, o historiador faz pesquisas sobre os assuntos relacionados ao conteúdo produzido, consulta acervos literários e orienta os produtores para que livros e filmes sejam retratados corretamente, por exemplo.

Atuar em museus

Aqueles que gostam de trabalhar nos bastidores da profissão podem atuar em museus, onde serão responsáveis por pesquisar, fazer a manutenção e cuidar das obras e artefatos, permitindo que as gerações atuais e futuras possam conhecer a nossa história.

Cuidar da memória empresarial

Um campo mais recente para os historiadores é a preservação da memória empresarial, que consiste em pesquisar a história das empresas, instituições e mercados para produzir artigos, livros e reportagens sobre um determinado tipo de negócio.

Como escolher a área certa para você?

Para acertar na mosca, antes de tudo, é preciso analisar o seu perfil. Reflita sobre as suas características. Por exemplo, se você gosta de trabalhar com o público e é comunicativo, pode ser um bom professor, mas se é mais introvertido e ama fazer novas descobertas, a tendência é que se dê bem trabalhando em um museu ou com pesquisas.

Além disso, também é importante pesquisar detalhadamente cada área, procurando saber sobre os ganhos, as possibilidades de crescimento na carreira, e a partir daí, avaliar os seus objetivos de vida e profissionais.

Independentemente do ramo que seguir, o professor de História deve estar sempre em busca de cursos de pós-graduação e especialização que possibilitem o aprofundamento dos seus conhecimentos. Com isso, você estará mais bem preparado e será requisitado pelas organizações contratantes.

Quer trabalhar como professor? Veja como estimular a criatividade na sala de aula!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *