Saiba como identificar se o curso de Direito é o ideal para você!

Você adora assistir filmes e séries sobre julgamentos e tribunais, detesta injustiça e está cogitando fazer o curso de direito? Antes de tomar essa decisão, é fundamental conhecer detalhadamente as características da formação e da vida profissional, visto que o glamour ilustrado nas produções cinematográficas nem sempre representa a realidade da função.

Conhecido como um dos queridinhos da área de humanas, o curso de direito tem duração de 5 anos. Os universitários estudam sobre a aplicação e cumprimento das normas jurídicas estabelecidas no país, tendo como finalidade a manutenção do bom relacionamento interpessoal entre os indivíduos e grupos da sociedade. Entre as disciplinas lecionadas, estão a sociologia, introdução ao direito, ciência política, psicologia jurídica, direito civil, constitucional, penal e administrativo.

Para ser um advogado bem-sucedido é preciso mais do que tirar boas notas na faculdade, pois a profissão exige habilidades que são trabalhadas fora da sala de aula. Quer saber mais? Continue a leitura e veja se você está pronto para cursar direito!

Qual é o perfil do estudante?

Para se sair bem no mundo das leis, é necessário se esforçar desde os primeiros semestres do curso, pois trata-se de uma formação que exige muita disciplina e foco. Veja, a seguir, quais são as características que o estudante de direito deve ter.

Gostar de ler e escrever

Em todas as matérias do curso, o aluno terá que se debruçar em livros e códigos penais a fim de entender a legislação brasileira. Por isso, é essencial gostar muito de ler e escrever, já que o estudante precisa desenvolver uma mente analítica para interpretar as leis, além de saber se expressar bem no português falado e escrito, preparando argumentações convincentes.

Gostar de desafios

Nas aulas práticas, você terá que encontrar soluções para problemas complexos e montar peças jurídicas. Assim sendo, é necessário ser metódico e analítico, além de enfrentar os desafios de maneira racional.

Se incomodar com injustiças

O que você faz quando vê alguém sendo injustiçado? Se você se incomoda, é um sinal de que tem afinidade com a carreira em direito. Isso porque advogados se importam com os outros e estudam por anos para assegurar que a justiça seja feita a partir de julgamentos dentro da lei.

Atualizar-se com frequência

Alguém que sonha em entrar para a área jurídica tem que estar sempre a par do que acontece no cenário nacional e internacional. Ao acompanhar as notícias diariamente, o estudante obtém conhecimentos úteis para discutir em sala de aula e, consequentemente, atuar em casos futuros.

Quais são as habilidades profissionais necessárias?

No seu dia a dia, o advogado deve continuar aprimorando as habilidades que adquiriu na universidade e trabalhar novas competências. Saiba o que não pode faltar para esse profissional.

Ser comunicativo

Para defender os seus clientes, os advogados têm que preparar argumentações públicas, visando sustentar o seu ponto de vista e suas teses, logo não podem ser tímidos. É substancial saber expressar as suas ideias e prender a atenção dos ouvintes.

Trabalhar bem em equipe

Essa carreira não é solitária, você precisará da ajuda de diversas pessoas, seja para colher informações ou reunir documentos. Portanto, é necessário trabalhar bem em equipe para que todas as etapas do seu trabalho sejam cumpridas corretamente.

Ter espírito investigativo e questionador

Não poderia faltar a capacidade de investigar e questionar. Todo o caso tem que ser investigado a fundo e mesmo as provas óbvias devem ser analisadas para saber se correspondem à realidade. Isso inclui confrontar o cliente, propor cenários e testar teorias.

Quais são as possibilidades para quem faz o curso de direito?

carreira em direito é muito ampla. Depois de formado, você pode atuar como advogado, tendo que ser aprovado pela Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), entrar para o setor jurídico por meio de concursos públicos para juiz e promotor ou tornar-se professor em universidades públicas ou privadas.

Para aumentar as suas chances de construir uma carreira de sucesso, é importante fazer o curso de direito em uma faculdade de qualidade, renomada no mercado e com um bom corpo docente.

Está decidido a ser um advogado? Entre em contato com o Grupo Barão de Mauá e conheça o nosso curso de direito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *