Resumos para vestibular 4 dicas para facilitar sua vida!

1 de maio de 2019

Postado por:

Recorrer aos resumos para vestibular se tornou uma estratégia comum entre quem está prestes a fazer esse exame tão importante e sonha em ser aprovado. Afinal, além de condicionar informações importantes para consultas rápidas, ele potencializa diretamente o seu aprendizado. 

O porquê disso? Simples: ele permite que você absorva melhor as teorias e os conceitos abstratos, memorize períodos e dados históricos e, de quebra, ainda se familiarize com fórmulas matemáticas e as aplicações delas.

Porém, será que você sabe como fazê-los de maneira otimizada e realmente eficaz para ajudá-lo a ter um desempenho positivo? Foi pensando nisso que listamos 4 dicas que vão ajudá-lo a montar os melhores resumos. Acompanhe!

1. Leia e releia o texto que vai resumir

Em primeiro lugar, é importante que você leia e releia o texto que vai resumir para compreender o tema central dele, as perguntas que ele faz e as reflexões que propostas. Afinal, se você não entende o que está sendo abordado e nem se esforça para assimilar o conteúdo, dificilmente conseguirá fazer um resumo de qualidade.

“Mas e se surgirem dúvidas, questionamentos ou incertezas sobre a matéria? O que devo fazer?”, você deve estar se perguntando. Bem, nesse caso, nada de se desesperar! Procure saná-las com o material que você tem disponível em mãos, faça pesquisas na internet ou, então, conte com o auxílio dos seus professores.

2. Identifique os pontos mais importantes da matéria

Uma vez por dentro de cada disciplina, será muito mais fácil para você identificar quais são os pontos mais importantes delas e que, consequentemente, têm mais probabilidade de serem cobrados nas provas. Por isso, a cada leitura, mantenha um bloco de notas ao seu lado. Assim, você pode anotar quais assuntos merecem um estudo aprofundado e, é claro, um lugar de destaque nos seus resumos para vestibular. 

3. Esquematize os resumos para vestibular

Feita a etapa anterior, é hora de definir como você vai esquematizar os seus resumos para vestibular, pois isso o ajudará no futuro a encontrar e checar com mais facilidade determinadas informações. 

Para tanto, é possível adotar diferentes formas de organizar os conteúdos. Eles podem, por exemplo, serem dispostos em formato de tópicos, em grades, em tabelas etc. O ideal é que você use o recurso que melhor estimula a sua memorização, certo?

4. Use as suas próprias palavras

Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que o resumo não deve ser uma cópia do que está escrito nos livros ou nas apostilas. Ao contrário, ele deve conter o que você entendeu e assimilou de cada matéria. Por isso, é crucial que sejam usadas suas próprias palavras para explicar todos os assuntos.

A princípio, isso pode parecer mais trabalhoso e até cansativo, mas acredite: é uma tática que ajudará a desenvolver o seu raciocínio, o seu senso crítico, a sua capacidade de argumentação e, inclusive, o seu domínio sobre a língua escrita.

Com as nossas dicas para montar resumos para vestibular, você aperfeiçoará o seu aprendizado e ficará muito mais preparado para fazer qualquer prova, seja ela de história, seja ela de química. Por isso, já sabe: siga o que dissemos e não deixe de assegurar o seu bom desempenho para ingressar na graduação.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de outras sugestões para dar aquele gás nos seus estudos para o vestibular!





Receba novidades em seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão novidades sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!