Quais as áreas de atuação na produção audiovisual?

Você está planejando o seu futuro, pensando o que vai seguir e se deparou com a produção audiovisual? Saiba que essa é uma das áreas de atuação que mais cresce — isso não acontece só no Brasil, é no mundo inteiro.

Acontece que o meio digital e os conteúdos audiovisuais são os mais requisitados, e isso afeta em toda área, que gera cada vez mais empregos e oportunidades para os profissionais especializados.

Basicamente quem trabalha com produção audiovisual é o responsável pelos conteúdos publicitários, jornalísticos, artísticos, documentais, que inclui: criação de roteiro, fotografia, iluminação, sonorização e finalização do material. Sendo assim, o profissional de produção audiovisual é fundamental para empresas na confecção de vídeos e filmes.

Gostou da ideia? Então conheça agora as possíveis áreas de atuação na produção audiovisual!

Edição de imagem

Quem trabalha com audiovisual não faz parte apenas das gravações, também pode ser o responsável pela edição das imagens. Portanto, ao se especializar na produção audiovisual, não desconsidere seguir na área da fotografia e edição de imagens, porque os profissionais têm espaço nesse mercado, que também é bem requisitado ultimamente.

Jornalismo

Conteúdos jornalísticos também necessitam da produção audiovisual, principalmente os que estão relacionados com a televisão, como jornais e noticiários. Além disso, como um profissional audiovisual pode exercer sua função não só como câmera, mas também com sonorização, edição, montagem e roteiro, as possibilidades são ainda mais amplas para seguir no meio jornalístico. 

Cinema

Muita gente inicia as graduações e especializações em produção audiovisual pensando no cinema. Talvez essa área seja uma das principais, ou seja, que mais chama a atenção dos estudantes que estão ingressando no mundo do audiovisual.

O grande interesse do público em consumir vídeos, webséries, filmes e seriados faz com que o mercado de cinema cada vez seja uma realidade maior para os profissionais de produção audiovisual. Então, se você é um amante do cinema e sempre sonhou em participar de tudo que envolve essa área, essa pode ser a oportunidade que faltava.

Marketing

A área de marketing também não pode ficar de fora, afinal, também é considerada uma das que mais cresce no Brasil – principalmente o meio digital. Então, se você tem o costume de consumir bastante conteúdo na Internet, principalmente nas redes sociais e no Youtube, e gosta de pensar fora da caixa e ser criativo, saiba que pode participar ativamente da criação, roteirização e edição dos materiais de marketing de empresas e canais dos mais variados nichos possíveis.

Os principais softwares que são utilizados no dia a dia da produção audiovisual

Você já entendeu que existem diversas possibilidades no mercado de produção audiovisual, não é mesmo? Agora chegou o momento de descobrir quais são os principais softwares utilizados no dia a dia da produção audiovisual, ou seja, aqueles programas que os profissionais audiovisuais não passam nem um dia longe — fique atento, pois se você está pensando em seguir esta área, precisa conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

  • Adobe Photoshop;
  • Adobe Premiere;
  • Adobe Ilustrator;
  • Sound Forge;
  • After Effects;
  • Sony Vegas;
  • Corel Draw;
  • Entre vários outros.

A questão é: com certeza a produção audiovisual tem muitas áreas e ferramentas para você trabalhar, principalmente com a evolução da Internet e da tecnologia no Brasil. Como vimos, é possível exercer a profissão desde a área de marketing até o jornalismo, com o oferecimento de várias oportunidades. 

Se você gostou do que leu até aqui e considera que a produção audiovisual chamou ainda mais a sua atenção, sugerimos que você continue a pesquisa e leia mais detalhes sobre essa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *