Pressão no vestibular: como ficar calmo com a cobrança da família?

Lidar com a pressão no vestibular, sem dúvidas, é um dos momentos mais difíceis na vida dos estudantes. Afinal, além da preocupação com o próprio desempenho no exame e a concorrência por uma vaga no curso desejado, há as cobranças e as expectativas que a sua família coloca sobre você e a sua entrada na faculdade.

Como resultado, é inevitável ficar ansioso, preocupado e, muitas vezes, estressado nesse período, o que pode afetar a sua saúde mental e acabar comprometendo toda a preparação e o empenho que você teve ao longo do ano para alcançar a tão desejada aprovação. Por essa razão, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a enfrentar de forma mais leve e tranquila essa fase. Acompanhe!

Pratique uma atividade física

Para começar, pratique regularmente alguma atividade física. Isso porque, independentemente de qual seja a escolha (malhar, correr, jogar vôlei etc.), o seu corpo e a sua mente serão beneficiados. O motivo? Simples: os exercícios ajudam a reduzir tanto o estresse quanto a ansiedade, pois diminuem o nível de cortisol no organismo.

Dessa forma, você fica mais disposto não só para estudar, mas principalmente mais relaxado para conversar com os parentes e definir limites sobre que cobranças são sadias e quais são negativas. Para completar, as chances de desenvolver problemas mais graves, como hipertensão, diabetes, queda de cabelo e acne excessiva, também diminuem drasticamente!

Tenha uma rotina de sono adequada

Fora se exercitar, procure dormir bem. Afinal, sem o descanso adequado, a sua mente é a primeira a sofrer com os efeitos dos maus hábitos. Você não consegue manter a atenção em nada, raciocinar se torna cansativo, sua memória fica ruim e até mesmo ler parece uma missão impossível.

Isso sem falar, é claro, que você fica mais irritadiço, mal-humorado e ansioso, o que aumenta as chances de discussão e de desentendimento com a sua família. Portanto, tenha uma rotina regular de sono de, pelo menos, 8 horas diárias e procure segui-la à risca.

Não deixe de lado a sua vida social

Outra dica útil é não deixar de lado a sua vida pessoal. Afinal, por mais importante que seja se dedicar aos estudos, ainda mais pela pressão da família, não é aconselhável abrir mão dos momentos de lazer e de descanso para ficar 24 horas focado nos livros.

Ao contrário do que muitos imaginam, isso tem o efeito contrário ao esperado e faz com que o estudante desenvolva fadiga mental, tenha uma diminuição da capacidade de memorizar e de se concentrar e, consequentemente, não consiga absorver mais nenhum conteúdo. Portanto, aproveite os finais de semana para sair com os seus amigos, se divertir e relaxar na companhia deles!

Conte com ajuda profissional

Além do que falamos, saiba que você também pode contar com ajuda profissional para superar a pressão no vestibular. Por exemplo, um coach pode auxiliar você a organizar sua rotina de estudos e a potencializar o seu aprendizado naquelas matérias mais difíceis.

Por outro lado, um psicólogo pode aplicar testes vocacionais para ajudar você a identificar com qual área de atuação você tem mais afinidade e dar a orientação necessária para que transtornos de ansiedade não afetem a sua vida. Isso sem falar, é claro, que ele também contribui para que você lide melhor com os seus próprios sentimentos, com as cobranças dos pais e com o peso das suas decisões para o futuro.

Como você viu, existem formas simples e eficazes de superar a pressão no vestibular que vão melhorar o seu bem-estar, facilitar a sua relação com os parentes e, de quebra, aumentar o seu desempenho nas provas. Por isso, não deixe de colocá-las em prática!

E já que falamos sobre lidar com as expectativas que os outros colocam em você, veja também como escolher uma profissão, mesmo com a pressão da família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *