Inglês para vestibular: como ir bem nessa prova?

Apesar de ter só cinco questões, menos que os outros campos de conhecimento no Enem, a prova de língua inglesa pode ter um peso decisivo para um bom resultado no exame. Isso porque a sua nota não é formada apenas pelo total de acertos, mas também pela Teoria de Resposta ao Item (o famoso TRI), que detecta a probabilidade de ocorrerem aqueles chutes certeiros na prova.

Não é para menos que muitos jovens se perguntam como estudar inglês para vestibular e ter um bom desempenho. Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples e infalíveis que vão garantir que você fique devidamente capacitado para o grande dia e mande ver  em ambos os fatores que mencionamos. Acompanhe!

Estude temas contemporâneos

Para começar, estude assuntos contemporâneos (sempre em inglês, é claro!), desde esportes e música até política e cultura. Afinal, é cada vez mais comum que o vestibular utilize situações reais e corriqueiras para fazer questionamentos mais dinâmicos, atuais e diversificados.

De quebra, isso ajudará você a desenvolver suas habilidades de leitura e, acima de tudo, de interpretação de texto em outra língua.

Evite traduzir ao pé da letra

Uma segunda dica importante para estudar inglês para vestibular é evitar traduzir ao pé da letra. Sabemos que a tentação muitas vezes é grande, especialmente em enunciados longos e com temas que não do seu interesse.

Porém, existem diversas expressões, gírias e palavras do idioma que não têm sentido lógico se forem traduzidas de forma literal e, principalmente, isolada. Assim como acontece no português, é o contexto em que elas são usadas que confere significação e coerência. Por isso, diga adeus a esse péssimo hábito!

Fique atento aos falsos cognatos

Além de evitar as traduções literais, é preciso tomar cuidado com os falsos cognatos. Ou seja, aquele grupo de palavras que tem a escrita (e, às vezes, até a pronúncia) bastante similar a algumas palavras no português.

Isso porque se você se deixa levar por essa característica, pode acabar trocando as bolas e interpretando errado o que os textos e, em especial, as questões querem dizer. Portanto, vale a pena pesquisar sobre o assunto, fazer exercícios que envolvem esses termos e praticar o uso do falsos cognatos para se acostumar com eles.

Faça provas anteriores

Por fim, mas não menos importante, pesquise pelas versões anteriores do Enem e as faça em casa. Isso ajudará você a testar os seus conhecimentos, a ter um maior contato com a língua estrangeira, a se adaptar ao estilo das questões e a identificar quais temas são mais recorrentes no exame.

Além disso, essa dica ajudará você a medir o tempo que dedica para resolver cada enunciado, garantindo, assim, que o seu ritmo não seja muito lento nessa prova e isso acabe, consequentemente, afetando as demais.

Seguindo as nossas sugestões, você conseguirá se preparar com muito mais facilidade para estudar inglês para vestibular e alcançar um ótimo resultado. Por isso, nada de marcar bobeira, hein? Comece já a colocá-las em prática!

Aproveite e compartilhe este post com a sua turma nas redes sociais. Dessa forma, eles também podem ter um bom desempenho e ingressar com você na faculdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *