Graduação em Marketing: veja como é o curso e o mercado de trabalho


Essencial para a sobrevivência das empresas no mercado, o marketing vem sofrendo diversas mudanças, sendo afetado, principalmente, pela tecnologia e internet, o que não o torna menos importante e apenas reforça a sua necessidade. Na atualidade, a graduação em marketing prepara o profissional para lidar com as novas tecnologias e estratégias exigidas para uma comunicação mais eficiente na era digital.

Com duração de quatro anos, o curso de Marketing engloba disciplinas gerais e específicas, como sociologia, psicologia, introdução ao marketing, filosofia, contabilidade e ética profissional. A partir do terceiro ano, são introduzidas matérias relacionadas ao mercado de trabalho, como finanças, economia, comportamento do consumidor, administração estratégica, pesquisa de marketing, entre outras.

Assim sendo, essa graduação tem como finalidade formar profissionais que consigam articular a teoria com a prática, de modo a atender as exigências do mercado, com a sensibilidade de perceber e analisar os impactos ambientais, sociais e econômicos das suas atividades.

Quer saber mais sobre essa profissão? Confira abaixo quais são as características que os profissionais devem ter e suas principais áreas de atuação!

Qual o perfil do profissional?

O profissional de marketing deve ter uma grande capacidade de se adaptar às mudanças e manter-se atualizado, visto que nessa área estão sempre surgindo novidades. O estudante, desde o primeiro semestre, tem que gostar de estudar e, com o passar do tempo e experiência, saber entender bem o mundo dos negócios. É preciso ser curioso e gostar de novas tecnologias e redes sociais — ferramentas indispensáveis para a execução do marketing atual.

A criatividade e boa comunicação são imprescindíveis para quem trabalha nesse ramo, visto que você terá de criar estratégias de comunicação todos os dias. Entre as principais atividades exercidas pelo profissional estão:

  • fazer estudos de mercado para identificar o perfil dos seus consumidores;
  • construir estratégias de comunicação para marcas, produtos e serviços;
  • efetuar ações de endomarketing com a finalidade melhorar o relacionamento e engajamento junto ao público-alvo em diversos meios de comunicação
  • prezar pela relação entre o cliente e a empresa;
  • estabelecer canais de comunicação para pós-venda;
  • criar campanhas publicitárias;
  • promover um conceito, causa ou comportamento social para conscientizar a sociedade.

Como é o mercado de trabalho?

Para que as vendas sejam bem-sucedidas, não basta ter qualidade e bom preço. O comportamento do consumidor vem mudando bastante ao longo do tempo e compreendê-lo é essencial para atender às suas exigências e estabelecer relações mais duradouras e lucrativas.

As oportunidades para o profissional de marketing são amplas, sendo possível atuar em pequenas, médias e grandes empresas de qualquer setor da economia, visto que todas elas necessitam de pesquisas de mercado, de estratégias de vendas e a conquista da preferência dos consumidores. Os ganhos obtidos podem variar de R$ 4.000,00 no começo de carreira a R$ 10.000,00 para quem chega ao auge da profissão e ocupa cargos de diretoria.

Quais são as áreas de atuação?

Depois de formado, você pode atuar com a impulsão de negócios, realizando pesquisas de mercado e sobre o consumidor para construir a identidade de uma marca ou lançar um produto. Um ramo quente na atualidade é o inbound marketing, focado na criação de estratégias de comunicação para a internet, utilizando sites e campanhas de e-mail marketing e nas redes sociais.

Outra área nova e que tende a crescer é a de neuromarketing, ela une marketing, neurociência e psicologia e estuda o comportamento do consumidor. Os maiores contratantes nesse ramo são as lojas virtuais, que necessitam de informações detalhadas para vender mais a partir do comportamento dos seus visitantes.

Para construir uma carreira de sucesso, após a graduação em Marketing, o ideal é fazer especializações na área. Dessa forma, você poderá trabalhar em áreas específicas e com grande demanda no mercado, o que garante maior retorno financeiro.

Tem interesse em trabalhar com essa atividade? Conheça mais detalhes do curso de Marketing da Barão de Mauá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *