Fui mal no ENEM, o que fazer agora? Descubra as opções!

O controle emocional é um dos aspectos que pode ajudar ou atrapalhar o estudante. A maioria deles costuma ficar triste com um resultado ruim. Só que o mais comum é reprovação entre os candidatos, e o incomum é ser aprovado. 

A frieza é um estado que o vestibulando precisa adquirir, pois ficar chateado não trará a aprovação. Após ir mal no ENEM, é indicado tirar um tempo razoável de folga — para descansar o cérebro e recuperá-lo do desgaste do estudo. Viaje, passeie com os amigos, saia da rotina estressante. Logo, conseguirá recuperar as energias para recomeçar e buscar um resultado melhor.

Nessa perspectiva, preparamos este post para que você saiba o que fazer após uma reprovação no vestibular. Continue a leitura!

Mantenha a motivação

Estudar é uma ação um pouco complexa e leva um tempo para o aperfeiçoamento. A paciência é o segredo para não se desmotivar durante o decorrer dos estudos. Geralmente, a aprovação demora alguns anos, mas existem certos candidatos que conseguem alcançar o objetivo com mais rapidez.

Quanto mais o tempo passa, mais o seu conhecimento evolui — contudo, a pressão psicológica também poderá aumentar. Essa etapa do estudo é uma das mais difíceis, pois a maioria dos estudantes acaba perdendo a motivação, justamente devido a demora da aprovação.

Nesse momento, é preciso ser forte, erguer a cabeça e continuar batalhando, pois só não passará quem desistir no meio do caminho. Após ir mal no ENEM, há estratégias que mantêm os estudos com um bom rendimento — e se motivar, é pensar em si como o profissional que deseja ser. Além disso, é bom pensar na remuneração e pensar na felicidade da sua família ao mostrar o resultado.

Tente outros vestibulares

Também é importante que o estudante faça outros vestibulares além do ENEM. Ficar preso a uma prova apenas pode ser um pouco fatigado. Quando há uma data de prova chegando, certamente, o vestibulando se dedicará mais para poder conseguir ler o conteúdo todo do teste.

O ENEM só acontece de ano em ano. Isso acaba sendo um pouco estressante, já que é muito difícil um vestibulando ficar esperando um ano para poder fazer um teste. Logo, inscreva-se em outras provas para continuar vendo o conteúdo com mais intensidade.

Busque um financiamento estudantil

Caso o vestibulando queira financiar algum curso em uma faculdade particular, o Governo Federal oferece algumas vagas todo o ano. Esse processo funciona por meio do site do Governo — e todos os candidatos podem concorrer a essas vagas. O financiamento mais conhecido é o FIES.

As faculdades particulares também possuem seus financiamentos próprios, porém com uma taxa de juros maior. Para quem tem pressa em se matricular em uma faculdade, o financiamento é uma das melhores opções.

Em resumo, estudar é uma das maneiras mais fáceis de crescer na vida. No entanto, esse processo exige muita paciência, organização, disciplina e força de vontade. O modo didático é bastante lento. Seu cérebro não consegue absorver muita informação em apenas um dia. Assim, ir mal no Enem faz parte do processo estudantil, mas, aos poucos, você conseguirá melhorar sua capacidade e, efetivamente, chegar ao resultado esperado. 

Gostou do nosso post sobre como continuar estudando, mesmo depois de ir mal no ENEM? Quer continuar aprendendo mais sobre vestibular? Assine a nossa newsletter e receba os nossos artigos no seu e-mail! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *