Fique por dentro das maiores curiosidades da gastronomia brasileira

Bons alimentos vêm de terras ricas em nutrientes e de amplos espaços destinados à agricultura. Aspectos totalmente favoráveis na diversidade do nosso país, fazendo com que a gastronomia brasileira seja uma das melhores do mundo. 

Por aqui, há opções de cardápios que satisfazem admiradores de carnes, vegetarianos, veganos e afins. Para quem é chef, melhor ainda. Há ingredientes para a criação de pratos surpreendentes e um vasto mercado de trabalho. Quer aprender mais sobre alguns pratos típicos brasileiros? Então veja essas curiosidades que separamos para você!    

Feijoada tem origem europeia

Ao contrário do que muita gente pensa, a feijoada não surgiu nas senzalas, mas em países europeus. Isso porque os escravos só se alimentavam de água e farinha e raramente tinham acesso a qualquer tipo de carne. 

Além disso, os cortes considerados menos nobres, como pé de porco, rabo, orelha e carne seca são nobres na Europa. A feijoada como conhecemos foi uma adaptação do que já se fazia na Europa desde a antiguidade, como o “Cassoulet” na França, o cozido português e o tradicional “Puchero” espanhol. 

A mistura com o feijão preto foi uma criação portuguesa e, atualmente, a feijoada é feita com inúmeros tipos de ingredientes, atendendo às exigências até mesmo de quem não come carne. Receita tão popular que já foi tema de livros, poesias e músicas.   

Pastel de feira made in Ásia 

Apesar das controvérsias, o pastel que hoje todo mundo degusta nas feiras tem sua origem em países asiáticos. Tudo começou com o gyosa chinês e também com o rolinho primavera. São os ancestrais mais antigos do nosso famoso pastel com queijo acompanhado com um guaraná cadete. 

No entanto, os imigrantes japoneses que vieram morar no Brasil durante a 2ª Guerra Mundial acabaram popularizando a receita, principalmente nas feiras livres e pastelarias. Eles se passavam por chineses para disfarçarem a origem como estratégia para fugir do preconceito.       

Doce em homenagem a candidato à Presidência 

Quem nunca comeu um brigadeiro? Pois o docinho tão saboroso e fácil de fazer foi criado durante a campanha do então candidato à Presidência, brigadeiro Eduardo Gomes, em 1946. 

O feito é de autoria de um grupo de mulheres que atuava em prol da campanha, em São Paulo, servindo o doce em festas de apoio ao candidato. Apesar da derrota nas urnas para o general Eurico Gaspar Dutra, o nome do doce caiu nas graças da população e, hoje, está presente na maioria das comemorações. 

Diversidade de temperos 

Se fôssemos citar todos os pratos que são sucesso no Brasil, não haveria espaço neste post. Há o churrasco, peixadas, hambúrgueres artesanais, moqueca capixaba, acarajé, arroz carreteiro, escondidinho, entre infindáveis. E todas eles recebem um toque especial em razão da diversidade de temperos, de norte a sul do país. 

Portanto, as receitas elaboradas na gastronomia brasileira são bem mais atrativas em comparação a outros países, trazendo características da nossa cultura e história das diferentes regiões.

Descubra como é o mercado de trabalho na área  

O mercado de trabalho para quem cursa ou se especializa em gastronomia é amplo, com diversas oportunidades. Você poderá atuar na cozinha de restaurantes, hotéis, pousadas, clubes, além de obter conhecimento para montar o próprio negócio. 

Há oportunidades ainda na área de consultorias, coach ou até mesmo criando um canal no youtube para ensinar receitas aos seus seguidores. Fora isso, é possível empreender em casa, vendendo cardápios previamente solicitados por clientes, seja para datas festivas ou para o dia a dia mesmo. 

Portanto, a gastronomia brasileira é ideal para quem gosta de cozinhar, de sentir o cheiro das ervas e também sempre está disposto a criar receitas inovadoras que conquistarão o público por meio de um toque especial.        

E você, quer se especializar em um curso top de culinária brasileira? Então veja a nossa grade curricular e se inscreva agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *