Estudar de manhã ou à noite: qual a melhor opção?

Na hora de prestar vestibular, a maior parte da atenção dos estudantes está voltada para qual curso de graduação escolher, uma vez que isso vai definir como será o seu futuro profissional. Pouco se fala da decisão entre estudar de manhã ou à noite, mas essa questão também merece cuidado, pois acaba influenciando no seu desempenho como estudante.

São vários os fatores que fazem com que uma pessoa opte por uma faculdade no período diurno ou noturno. Na maioria dos casos, a decisão está relacionada à necessidade de conciliar os estudos com o trabalho. Porém, para não errar na sua escolha, também é importante considerar os seus hábitos de vida e objetivos.

Ainda está na dúvida sobre como tomar essa decisão? Para ajudar, nós preparamos uma lista com os prós e contras das duas alternativas. Confira!

Vantagens de estudar de manhã

Ao optar pelo curso superior no período da manhã, você pode ter mais facilidade para absorver os conhecimentos transmitidos pelos professores. Isso porque, logo após acordar, o cérebro está descansado, ficando mais receptível ao armazenamento de novas informações.

O estágio é fundamental para enriquecer a sua formação profissional e quem estuda de manhã tem mais possibilidade de estagiar, visto que a maioria dos estágios está disponível para os períodos matutino ou vespertino.

Além disso, para quem mora nas grandes cidades, vale ressaltar que estudar de dia é mais seguro e há mais opções de transporte, pois em algumas regiões a frota de ônibus fica reduzida durante a noite.

Desvantagem de estudar de manhã

A parte negativa de estudar de manhã é a necessidade de acordar cedo. Contudo, essa razão é bastante relativa, pois depende dos hábitos de vida de cada pessoa. Se você tem dificuldades para dormir e não consegue acordar às 6 horas da manhã, estudar no período matutino talvez não seja seria uma boa escolha.

Acordar ao raiar do dia também exige uma rotina mais organizada, em que você tenha disciplina para ir para cama sempre na mesma hora. Isso pode não ser viável para quem não dorme em horários regulares.

Vantagens de estudar à noite

A maioria dos estudantes brasileiros necessita de uma renda salarial para arcar com os custos pessoais, familiares e acadêmicos. Por isso, uma das principais vantagens de estudar à noite é a oportunidade de conciliar os estudos com o trabalho, levando em consideração que a maior parte das empresas atua em horário comercial, ou seja, das 8h às 17h.

Mesmo que você não trabalhe, fazer faculdade no período noturno permite que o aluno tenha mais tempo para realizar atividades diurnas, como praticar exercícios físicos ou se dedicar a outro aprendizado (fazer um curso de inglês, por exemplo).

Após o horário de pico, o trânsito diminui o seu ritmo e, com isso, o barulho também é reduzido. Assim, os alunos conseguem se concentrar mais, principalmente nas salas de aulas localizadas em áreas centrais.

Desvantagens de estudar à noite

Sentir-se motivado depois de um longo dia de trabalho pode ser difícil para quem não consegue lidar bem com o cansaço. Nessa circunstância, você se torna menos produtivo nos seus estudos, fica desmotivado e pode acabar desistindo do curso antes mesmo de conclui-lo.

Depois de chegar em casa, além de cuidar das suas questões pessoais, você ainda terá que fazer trabalhos ou estudar para provas. Isso pode comprometer o seu sono e, em longo prazo, se não houver os devidos cuidados, pode prejudicar a sua saúde.

Além disso, para quem gosta de curtir a vida noturna, nem sempre será possível comparecer aos eventos marcados para depois do entardecer.

E aí já decidiu se vai estudar de manhã ou à noite? Para fazer a melhor escolha é necessário levar em conta quais são os seus objetivos estudantis e profissionais e procurar harmonizá-los com a sua rotina e a sua personalidade. Conhecendo-se bem, você certamente optará pelo período que você rende mais e tem maior disponibilidade.

Quer saber sobre os nossos cursos e horários? Então, entre em contato conosco, conheça todas as opções disponíveis e veja qual é a melhor para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *