Especialista destaca os cuidados com a pele em cada idade

Assim como os outros órgãos do nosso corpo, a pele passa por mudanças significativas ao longo do tempo. Daí a importância de adotar cuidados específicos para cada fase da vida.

Pensando nisso, a docente do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Barão de Mauá Cristina Petersen dá dicas de como cuidar da pele do rosto em cada idade. Continue lendo e confira!

 

Importância dos cuidados em cada fase

Cristina ressalta que a hidratação e a higienização da pele são essenciais em todas as idades.

Até porque, a flexibilidade e a elasticidade estão diretamente relacionadas com o teor de hidratação e são as responsáveis por deixar a aparência da pele mais bonita e jovem.

“Para uma pele saudável, de qualquer tipo e em qualquer idade, as etapas básicas de rotina de cuidados devem ser seguidas: limpar, tonificar, hidratar e proteger. O filtro solar, mesmo quando sem cor, deve ser removido com demaquilante”, explica.

 

Pele jovem: dos 12 aos 20 anos

Nessa fase, a pele não apresenta sinais de envelhecimento, segundo a esteticista.

No entanto, possui grande tendência à acne e à oleosidade devido às alterações hormonais da puberdade.

“É importante procurar ajuda de um profissional esteticista para dar atenção à limpeza e ao controle da oleosidade. Ele poderá ajudar na indicação de produtos de uso domiciliar com categorias de ativos antioleosidade, anti-inflamatórios, antioxidantes, hidratantes e calmantes. Em casa, deve-se seguir a rotina de limpar, tonificar, hidratar e proteger, escolhendo filtro solar oil-free com FPS igual ou superior a 30”, ressalta.

 

Pele adulta: dos 20 aos 30 anos

De acordo com Cristina, a partir dos 20 anos de idade, a pele começa a perder mais água, podendo ficar desidratada. Daí a importância de cuidar, principalmente, da hidratação.

“Aparecem os primeiros sinais do envelhecimento cronológico como manchas e pequenas rugas. A esteticista deverá ser procurada periodicamente, uma vez por mês, para uma limpeza de pele profissional e tratamentos de prevenção do envelhecimento com hidratantes, renovadores e antioxidantes”, comenta.

Ainda segundo a esteticista, a rotina de skincare deve ser estendida ao pescoço e colo e os produtos escolhidos devem conter ativos hidratantes, renovadores e antioxidantes.

Para a área dos olhos e lábios, Cristina recomenda o uso de produtos específicos a partir dos 25 anos.

“Renovadores com peelings suaves podem começar a serem usados. O filtro solar deve ser usado diariamente com proteção UVA e UVB. Uma vez por semana a pele deve ser esfoliada e bem hidratada”, afirma.

 

Pele adulta: dos 30 aos 40 anos

A partir dos 30 anos, a perda de colágeno e elasticidade se torna, cada vez mais, progressiva.

“As rugas ficam mais acentuadas, principalmente em volta dos olhos. O ‘bigode chinês’ e o ‘código de barras’ começam a aparecer” diz.

Nesse caso, a docente menciona os produtos com vitaminas, antioxidantes, ácidos, clareadores, hidratantes, antirrugas e firmadores como aliados à saúde da pele.

“A esteticista deve ser procurada para procedimentos complementares como peelings, microdermoabrasão, microagulhamento, radiofrequência, led,  laserterapia, softlifting, entre outros”, complementa.

 

Pele madura: a partir dos 40 anos de idade

Nessa fase, a pele já está mais fina e sensível, uma vez que a perda de água fica mais acentuada e a renovação natural da pele tende a ficar mais lenta.

“Para mulheres, as alterações hormonais do climatério e menopausa deixam a pele mais desidratada, pigmentada, sensível e pouco elástica”, explica a especialista.

Para estes casos, os sabonetes de limpeza devem ser substituídos por leite ou loção de limpeza, pois trazem mais conforto para a pele ressecada.

“Os cremes e loções hidratantes formam um filme oclusivo que ajudam a impedir a perda de água da pele, diminuindo a vermelhidão e dando uma sensação de maior elasticidade. Os filtros solares para o rosto devem ser mais cremosos e aqueles de efeito mate ou oil-free devem ser descartados. Deve-se escolher um filtro solar menos denso e sem cor para colo, pescoço, braços e mãos, pois estes apresentam sinais do fotoenvelhecimento como manchas e flacidez”, completa.

Além disso, Cristina diz que os produtos de uso diário devem conter ativos protetores de barreira, para garantir uma hidratação diferenciada, antioxidante, renovadores celulares, pré e pró bióticos, anti-inflamatórios, firmadores e antirrugas.

“Profissionais da estética devem ser procurados para procedimentos complementares como peelings, limpeza de pele, hidratação, revitalização, nutrição, preenchimento, Botox, harmonização facial, fios de sustentação, microdermoabrasão, microagulhamento, lifting, laserterapia, entre outros”, finaliza.


Deprecated: Elementor\Scheme_Typography está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use Elementor\Core\Schemes\Typography em seu lugar. in /var/sites/html/blog.baraodemaua.br/wp-includes/functions.php on line 5051