Ensino a distância EaD ou presencial: como escolher o ideal?

17 de maio de 2019

Postado por:


Além das dúvidas que cercam a escolha do curso superior, hoje, as pessoas também precisam optar pelo ensino presencial ou pelo Ensino a Distancia EaD. Tanto estudantes recém-saídos do ensino médio quanto profissionais já inseridos no mercado de trabalho buscam se aperfeiçoar e conquistar seus diplomas.

Da mesma forma que todos buscam as melhores condições de especialização em suas respectivas áreas, o ensino presencial ou à distância não se encaixa em qualquer necessidade, apesar de as duas modalidades oferecerem inúmeros benefícios.

Então, foi pensando nisso que elaboramos o conteúdo de hoje. Continue acompanhando para descobrir se a educação à distância é a indicada para você ou não. Confira!

Disponibilidade de horário

Caso você tenha uma rotina agitada, com compromissos em horários distintos e raramente tem muitas horas livres ao longo do dia, a educação EaD pode atendê-lo perfeitamente.

Como o curso é ministrado à distância, você poderá acessá-lo por meio de seu computador, tablet ou até mesmo smartphone quando quiser, onde quiser e por quanto tempo julgar necessário.

Você pode assistir às aulas durante o horário de almoço no trabalho ou no metrô, a caminho de casa, por exemplo. Por outro lado, caso você tenha horários bem definidos e sempre sobram de 4 a 5 horas vagas todos os dias, fazer um curso presencial não será um problema.

Custos totais

Outra questão que é importante analisar são os gastos totais. Os custos que envolvem um curso presencial são sempre bem maiores do que o ensino a distância. Isso acontece porque existem valores a serem pagos referentes à locação das aulas, funcionários, infraestrutura, material de apoio, fora o transporte e alimentação dos estudantes.

Como esses são gastos que não existem no Ensino a Distância EaD, os preços de mensalidades e materiais de estudo são muito menores. É claro que pagar pela educação é sempre um investimento, mas, se seu orçamento é limitado, talvez a educação à distância sirva melhor.

Disciplina para estudar

Esse também é um ponto decisivo na hora de escolher um curso presencial ou à distância. Se você se encaixa em um perfil proativo, que gosta de montar os próprios horários e prefere organizar a própria metodologia de estudo sem a interferência direta de um professor, ficará bastante satisfeito com o formato de educação EaD.

Entretanto, caso você tenha dificuldade em estipular e cumprir com as tarefas sozinho e não consegue manter a disciplina para concluir as etapas do curso por si só, dê preferência a uma educação presencial. Nesse modelo, o professor sempre o acompanhará ao próximo patamar.

Tempo de deslocamento

Muitas pessoas enfrentam obstáculos no deslocamento de casa ou do trabalho até o local da instituição de ensino. Quanto mais longe é o curso da região em que você vive, mais difícil será manter uma presença regular e se dedicar como deve às atividades exigidas.

No ensino EaD, todo esse tempo é economizado, permitindo ao estudante realmente desfrutar do conteúdo oferecido. E se determinado curso não existe em sua cidade, é mais um motivo para escolher a educação à distância.

Esse são apenas os pontos principais a serem considerados. No fim das contas, as preferências pessoais é que ajudarão você a decidir. É possível ter plenas condições de fazer um curso presencial, por exemplo, mas optar pelo Ensino a Distância EaD para ter mais autonomia de estudo. Só se lembre de escolher uma boa instituição de ensino para receber uma formação de qualidade.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato a Barão de Mauá e conheça nossos serviços!





Receba novidades em seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão novidades sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!