É possível estudar interpretação de texto?

Uma boa leitura e interpretação de texto são essenciais para a sua preparação para o vestibular e, principalmente, para a compreensão das questões da prova final. Isso porque não basta ‘’passar os olhos’’ sobre o texto; é necessário entender o que está sendo dito para, a partir daí, dar a resposta correta.

Na hora de ler livros ou fazer simulados podem surgir dificuldades de compreensão de texto, o que compromete o seu entendimento e desempenho nos estudos. Muitas vezes, esse problema está relacionado à falta do hábito da leitura.

Porém, com as dicas certas é possível desenvolver essa habilidade. Quer saber como? Confira, abaixo, como ficar craque na interpretação de texto!

Leia os textos com um dicionário por perto

Cada gênero de texto tem um nível de complexidade. Ao ler artigos científicos, você pode se deparar com palavras que nunca ouviu falar e não sabe o que significam. Sempre que isso acontecer, procure anotar os termos desconhecidos e depois os consulte no dicionário. Com isso é possível expandir o seu vocabulário e melhorar a compreensão do conteúdo.

Contudo, é indicado pesquisar no dicionário apenas após ler todo o texto para não atrapalhar o seu ritmo de leitura. Sem falar que no decorrer dos parágrafos, as palavras podem ser entendidas por meio do contexto em que estão inseridas.

Faça paráfrase dos textos

Utilizar as próprias palavras é fundamental para ampliar o seu nível de compreensão. Para tal, você pode fazer paráfrases de cada texto que ler, o que nada mais é do que reescrevê-lo de acordo com o seu entendimento e com as suas palavras, mas sem deixar de seguir as informações fornecidas pelo autor.

Extraia a ideia central

Se você está lendo uma notícia, procure extrair a ideia central do conteúdo e depois identifique as secundárias, que são os detalhes que ajudam a entender as informações mais importantes. Aqui, você deve fazer sete perguntas: o que? onde? por quê? quando? quem? quantidade? como?  

As respostas para essas questões podem ser dispostas em ordens diferentes; por isso é preciso ler com atenção nos detalhes para reconhecê-las com maior facilidade.

Reserve um tempo do seu dia para ler devagar

Quanto mais organizado for o seu ambiente de leitura, maior será a sua concentração e competência para apreender os conteúdos lidos. Afinal, haverá menos focos de distração que poderiam levar a sua mente para outros locais que não o texto.

Sendo assim, sempre que for ler algo, faça isso em um local bem organizado, silencioso e leia devagar. Dessa maneira, o seu cérebro terá tempo de assimilar as palavras e conectá-las com os seus respectivos significados e contexto apresentado.

Leia todos os tipos de textos                  

A sua capacidade de entendimento dos textos tende a ficar mais apurada quando você lê materiais de gêneros diferentes, visto que isso permite contato com estilos textuais e vocabulários diversificados. Portanto, crie o hábito de ler revistas, jornais, livros científicos, técnicos e de literatura, blogs e posts na internet.

Saber ler corretamente aumenta as suas chances de ser bem-sucedido no vestibular e entrar na faculdade do seu interesse. Com a prática constante é possível aperfeiçoar a sua interpretação de texto e potencializar os seus conhecimentos em todas as disciplinas estudadas.

Gostou desse post? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a melhorarem a habilidade de leitura! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *