Descubra as principais áreas de atuação para quem cursa Direito

Todo estudante que escolhe fazer uma faculdade de direito tem uma característica em comum: o senso pela justiça. Porém, existem diversas áreas de atuação que derivam do curso e que atraem diversos tipos de pessoas interessadas. As áreas de atuação do direito englobam os mais variados aspectos, que podem ir de questões ambientais a eleitorais, passando por direito civil e criminal.

A diversidade da profissão é uma das características pelas quais os estudantes são atraídos a fazer o curso. Se você se interessa pelo direito, não deixe de ler o artigo de hoje. Abaixo, vamos listar as principais áreas de atuação do direito e explicar brevemente cada uma delas. Acompanhe!

Direito Criminal

Também conhecida como Direito Penal, essa área visa preparar a defesa ou a acusação de uma pessoa física ou jurídica que pode ter cometido um crime. A função de um advogado criminal é proteger os bens jurídicos, baseando-se nas leis que garantem a vida em sociedade.

Curso de Direito

Direito Trabalhista

O advogado especializado nessa área é o responsável por defender uma empresa ou empregado, mediante as leis construídas para esse setor. O empregador contrata um advogado trabalhista tanto para se defender de processos dos empregados ou até para tomar decisões e se orientar sobre como proceder em sua empresa para evitar problemas na justiça.

Direito Civil

O Direito Civil representa interesses individuais, trabalhando em ações que tenham relação com a posse de bens ou que estejam relacionadas a questões familiares, como divórcio, óbito, adoção e sucessão. Esse ramo do direito é a maior área no Brasil, e engloba outras subdivisões, como Direito da Família, Direito Contratual, Responsabilidade Civil, Direito das Coisas, entre outras.

Direito Ambiental

Esse é uma área do direito voltada a defender normas e leis direcionadas a qualidade do meio ambiente. Por meio dessas leis, o advogado especializado nessa área detecta crimes ambientais e pode defender ou acusar uma pessoa ou uma corporação. A legislação ambiental visa proteger a biodiversidade, manter a qualidade de vida da população e controlar a poluição.

Direito Previdenciário

O Direito Previdenciário cuida das questões relativas aos interesses das pessoas que contribuíram para a Previdência Social e precisam reaver seus direitos por motivos relacionados a aposentadoria (seja por tempo de trabalho, idade ou doença), pensão por morte, auxílio doença, entre outros.

Direito Eleitoral

Nessa área do direito, o advogado especialista tem como função estudar o processo da seleção de candidatos para ocupar os cargos políticos, assegurando os direitos dos cidadãos e o processo de eleição. Seguindo as leis eleitorais, o advogado assegura que a vontade da população e a atividade dos governos estejam alinhadas na escolha do candidato.

Direito Tributário

O advogado tributarista é o responsável por saber tudo sobre as normas e leis relacionadas à arrecadação de impostos, taxas, obrigações fiscais e órgãos de fiscalização. Sua função é defender a empresa ou a pessoa física de possíveis equívocos fiscais.

As áreas de atuação do direito são inúmeras, mas ao ler esse artigo é possível conhecer algumas das principais e entender um pouco mais sobre essa profissão que visa a justiça em todas as áreas da sociedade.

E então, quer ficar sempre atento a conteúdos interessantes sobre educação? Curta nossa página no Facebook e fique sempre de olho em nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *