Descubra agora se vale a pena fazer uma faculdade de Jogos Digitais

A expansão dos games tem se mostrado um universo nada amador. Afinal, você acredita que já tem até faculdade de jogos digitais? Os cursos formam verdadeiros artistas dessa mídia, profissionais capazes de inspirar, inclusive, diretores de cinema. Você deve se lembrar de filmes baseados em games, como Resident Evil e Lara Croft: Tomb Raider.

Entre os motivos que têm levado as instituições de ensino a olharem com mais atenção para esse mercado é o constante crescimento do setor. É que ele movimenta bilhões pelo mundo, incluindo o Brasil, que está posicionado em 13º no ranking mundial do mercado de games, segundo pesquisa da empresa Newzoo.

Na contramão desse setor em que parece não haver crise, falta mão de obra especializada. Estar preparado é uma ótima chance para garantir um emprego na área, e a graduação pode ser o primeiro passo. Porém, como é a faculdade de jogos digitais e quais disciplinas se estuda? Quanto tempo dura e o que fazer depois de formado? Para saber as respostas, continue lendo nosso artigo.

Conheça a faculdade de jogos digitais

Relativamente novos nas instituições de ensino, os cursos de jogos digitais capacitam o aluno para criarem e desenvolverem games em diferentes plataformas, como celulares, tablets, computadores e aparelhos de videogames.

O curso dura em média três anos e varia conforme a instituição e a modalidade de ensino. As aulas mesclam conhecimentos teóricos e práticos em laboratórios específicos, que podem ser de informática ou desenho.

Em geral, os programas oferecem estudos em softwares, programas de modelagem e animação 2D ou 3D e o aluno pode soltar a imaginação para criar cenários, ambientes, o roteiro e as regras dos jogos, além de dar vida aos personagens.

Na Barão de Mauá, por exemplo, o curso de jogos digitais vai além do ensino da computação gráfica, estrutura de dados e sistemas operacionais. Isso porque a grade também compõe disciplinas de história da arte, legislação e ética, língua estrangeira e várias outras que incentivam práticas de empreendedorismo.

Curso de Jogos Digitais

Descubra o perfil do profissional

Gostar de jogar não é necessariamente um pré-requisito para ingressar na carreira. O que vale mesmo é ter afinidade com a área de exatas, bastante cobrada durante a faculdade, linguagens de programação de computador, ter interesse em gestão de projetos e saber trabalhar em equipe.

Entenda o mercado de trabalho

O mercado é promissor para quem já se imagina atuando no ramo dos games. A indústria do entretenimento, especialmente as empresas que desenvolvem jogos digitais, é a que mais absorve profissionais. No entanto, há empresas que já utilizam esse recurso para capacitar suas equipes, recrutar trainees e novos funcionários em processos seletivos.

Por isso, os egressos encontram oportunidades de emprego em agências de publicidade, produtoras de vídeo e cinema. Abrir o próprio negócio é outra boa opção para conquistar nichos de mercado.

Para você ter uma noção do que pode empreender, a empresa Pesquisa Game Brasil 2018 fez uma pesquisa sobre hábitos de consumo do brasileiro e registrou, no ano do levantamento, que 84% dos brasileiros costumam se divertir com essa mídia especialmente em smartphones.

O mercado de games pode ser uma escolha profissional acertada. Contudo, preste atenção no que dizem especialistas no assunto: o mercado não é um parque de diversões, então, antes de tudo, conheça o universo dos games, acompanhe as tendências do setor, tenha foco, crie pequenos jogos, brinque com animações e explore suas habilidades.

Por fim, não deixe de se especializar e estudar muito, uma vez que as empresas já estão de olho em profissionais com sólidos conhecimentos — projetos pessoais são muito importantes para ganhar destaque no currículo, inclusive.

Já na hora de escolher a faculdade de jogos digitais, busque a que mais combina com seu perfil. Avalie o registro do curso no Ministério da Educação (MEC) e visite o site, blog e as redes sociais das instituições e, claro, veja se vai ser possível conciliar trabalho e faculdade. Você também pode entrar em contato com os professores e coordenadores de cursos, que sempre estão à disposição de alunos para esclarecer dúvidas.

Descubra agora mesmo como funciona a graduação em Jogos Digitais da Barão de Mauá.

Inscreva-se agora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *