Descubra 4 vantagens das redes sociais para empresas!

Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, YouTube, quantas horas por dia você passa conectado a essas redes sociais? Possivelmente a resposta seja: muitas. O mesmo vale para os mais de 127 milhões de usuários ativos que o Facebook tem no Brasil. Por isso, as redes sociais são hoje ferramentas de marketing muito importante para as empresas. 

Neste artigo, a nossa proposta é ir um pouco além disso. Vamos detalhar 4 vantagens das redes sociais para empresas e demonstrar para você porque a sua organização não pode abrir mão desta estratégia. Quer saber mais? Continue acompanhando!

1. Aumenta o reconhecimento de marca

As ferramentas digitais possuem um grande alcance. Não existem fronteiras geográficas para aquilo que está na internet. Além disso, são muito utilizadas como canal de busca pelas pessoas. Por essas razões, podemos afirmar que as redes sociais para empresas aumentam o reconhecimento das marcas.

Se a sua estratégia for boa, elas podem, inclusive, transformar a organização em uma autoridade em determinado segmento, por meio da geração de conteúdo de qualidade. Então, além de alcançar um grande número de pessoas por meio das mídias sociais, você ainda pode se relacionar com elas. Incrível, não é?

2. Gera aproximação com o público

As redes sociais para empresas são um canal que gera proximidade. Afinal, por mais séria que seja a sua marca, na internet, ela pode adotar um tom de voz um pouco menos formal. Além disso, nesse espaço a comunicação é de mão dupla.

Os consumidores não apenas recebem informação, como ocorre nos meios de comunicação tradicional. Eles também podem participar, interagindo com o conteúdo criado por você ou, até mesmo, entrando em contato para adquirir um produto ou fazer uma reclamação.

Portanto, aproveite todas as potencialidades da internet e das redes sociais para se aproximar do seu público. Com um bom trabalho, você será capaz de criar embaixadores da marca, pessoas que divulgarão a sua empresa gratuitamente.

3. Oferece dados sobre a sua persona

Você já ouviu falar em big data? Esse processo se refere à coleta e análise de dados das pessoas, por meio de ferramentas digitais, robôs e outras tecnologias. As redes sociais fazem muito bem isso. Elas coletam dados dos usuários, como localização, idade, gênero, hábitos de consumo, e muitas outras informações importantes.

Se antes você precisava pagar uma pesquisa para ter acesso a isso, agora basta criar uma conta para sua empresa em uma rede social. Depois, é só utilizar esses dados de maneira estratégica para planejar as ações e campanhas de marketing digital da empresa. Com certeza você será muito mais eficaz!

4. Reduz os custos com publicidade

Sabemos que, hoje em dia, se você quer conseguir bons resultados com redes sociais para empresas é necessário fazer algum investimento. Afinal, o alcance orgânico de todas elas está caindo consideravelmente. 

Apesar disso, os custos ainda são muito menos que o investimento em mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e outdoors, especialmente se considerarmos o custo-benefício. Com o mesmo valor a internet é capaz de alcançar muito mais pessoas, sem nenhuma barreira geográfica, o que não acontece com outros meios. 

Por todas essas vantagens que especificamos aqui, vale muito a pena investir em redes sociais para empresas. Mas, para que você tenha sucesso com essa estratégia, é fundamental conhecer bem tudo que ronda o vasto universo do marketing digital. Então, procure se especializar no assunto e contar com uma equipe qualificada para fazer a gestão dessas ferramentas.

Agora, que você já sabe mais sobre redes sociais para empresas, que tal ler outro artigo em nosso blog e descobrir qual o melhor momento para começar uma pós-graduação em marketing?